«De Bon Matin»


Baseado numa história verídica, De Bon Matin trata o curso de eventos que levam a que, certo dia, um homem entre armado no seu local de trabalho e mate dois dos seus superiores, para logo depois se sentar no seu habitual posto de trabalho, momento a partir do qual, em flashbacks descontínuos, vamos descascando a sua psique e o trajecto que desemboca neste desesperado mas convicto acto.

Inteligentemente, o realizador Jean-Marc Moutout não entra pelo caminho previsível da denúncia dos podres do capitalismo e da banca em particular, embora capture intencionalmente os meandros das relações laborais nesse mundo, com todas as particularidades que o movem. Mais do que isso, este é um retrato do desabamento psicológico de Paul (Jean-Pierre Darroussin), que sente o seu percurso profissional como um desperdício quando, muito rapidamente, passa de um dos melhores funcionários do banco a um indesejável, um alvo a abater. Esta injustiça cínica que se dá por via de mecanismos de compadrio  que não tolera aceleram, e de que maneira, o seu processo de desmoronamento.

Paralelamente, esta vida parece ter engolido o seu próprio espaço temporal e mental no seu círculo familiar, alimentando um emprego que lhe suga a energia para viver. Passado no contexto de crise contemporâneo, a conjuntura aqui dá-se no seu interior. Rígido e firme na aparência, é por dentro que Paul vai apodrecendo, gritando e chorando sem no entanto verter qualquer lágrima. Darroussin desempenha impecavelmente este “homem-comum” que se transforma num vulcão prestes a entrar em erupção, desvendando apenas pequenos sinais desse seu processo. Um filme humano, embora não pela via mais percorrida, cuja tensão e suspense contidos nos captam o interesse e estimulam a reflexão.

A quem gostou recomendamos:

Falling Down, de Joel Schumacher
Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s