«Canino»

Aqui, a normalidade está fora de questão. Canino é um filme experimentalista sobre educação experimental. Não tecendo juízos de valor sobre as opções educativas, o filme de Giorgos Lanthimos oferece uma perspectiva interessante e inovadora sobre a importância decisiva da socialização primária e mostra-nos de que forma é que, subvertendo profunda e obsessivamente todas as regras e princípios incluídos num espectro entendido como normal, a construção psico-social dos indivíduos se altera drasticamente, não deixando de subsistir uma certa natureza instintiva.
Trata-se de um casal que mantém os seus três filhos em “cativeiro” através de um modelo de educação altamente repressor (embora inexplicavelmente bem intencionado), que os confina à submissão sem que dela se apercebam, com referências invertidas e valores desconectados da realidade que encontrariam fora de casa, de onde apenas o pai pode sair.
Há que dizer que esta é uma obra independente que não agradará a todos os gostos, bem longe disso. Duro, explícito, pausado, perverso e até doentio, são todos adjectivos que caracterizam bem aquilo a que filme nos expõe, sem com isso querer dizer que a qualidade e o mérito do filme são inferiores, pelo contrário. De uma forma crua, Lanthimos mostra como os seres humanos são susceptíveis de ser orientados, influenciados e guiados mas que no fundo não podem ser controlados e ver a sua vontade individual aniquilada, nem mesmo ao nível familiar mais próximo.

Uma agradável mas perturbadora experiência que não se estranha, antes se aplaude, já que no âmbito das nomeações para melhor filme estrangeiro é recorrente encontrar obras de carácter mais transgressor ou menos ortodoxas em termos cinematográficos, o que é sempre refrescante.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s