O melhor filme de sempre (re)estreia esta semana

A revista inglesa Sight & Sound é reconhecida no mundo do cinema pela sua qualidade, mas o que a torna única é o seu top dez dos melhores filmes realizados de todos os tempos. Esta lista existe desde 1952 e é realizada em cada dez anos. No ano inaugural o filme que ocupava o primeiro lugar foi Bicycle Thieves (Vittorio De Sica), e a partir daí o honroso primeiro lugar foi continuamente ocupado durante cinquenta anos por Citizen Kane (Orson Welles), até ao ano presente…

Após uma alteração de metodologia das votações, incluindo agora uma audiência mais abrangente e tomando em conta a relevância das novas tecnologias de informação, o resultado foram 846 listas que incluíam uma variedade de 2045 filmes.

O objectivo da S&S era que críticos, especialistas, académicos ou distribuidores, nomeassem os dez filmes que obedecessem a um dos três critérios: os filmes mais importantes para a história do cinema, ou os dez que representam um pináculo da estética, ou ainda os que influenciaram mais a visão do cinema do próprio indivíduo.

Em 2002 a votação tinha sido renhida, mas não o suficiente para destronar o antigo vencedor, dez anos depois, 34 votos de diferença declaram vencedor Vertigo – A Mulher que Viveu Duas Vezes de Alfred Hitchcock.

O melhor filme de todos os tempos estreia esta semana, numa versão restaurada e em formato digital. Para ver apenas nos cinemas UCI El Corte Inglés em Lisboa e UCI Arrábida no Porto.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s