Grandes Esperanças: a história de Charles Dickens revisitada pelo cinema

A obra de Charles Dickens, Grandes Esperanças, relata a vida de Pip (Philip Pirip), um rapaz de sete anos, órfão, criado pela irmã num lar humilde e disfuncional. Tudo começa a melhorar quando surge um inesperado convite para que passe a visitar Miss Havisham, uma mulher rica da aldeia, e seja companhia de sua filha adoptiva, Estella. Pip é atraído imediatamente por Estella, sentimento que se transformará em amor durante a vida adulta. O ponto de viragem acontece quando Pip herda inesperadamente uma fortuna, rejeitando a família e os amigos por se envergonhar da própria origem. A história é datada entre 1812 e 1840, mas foi escrita durante a era vitoriana, em 1861.  A obra foi publicada em três volumes e inspirou diversas séries de televisão, peças de teatro e filmes.

Uma das primeira vezes que Grandes Esperanças foi adaptada ao cinema (já sonoro) foi pelo realizador David Lean em 1946, no Reino Unido, cujo filme foi nomeado em três das maiores categorias dos Óscares ganhando dois, incluindo melhor cinematografia a preto e branco, em 1948. 50 anos mais tarde hollywood transporta a história de Charles Dickens para o século vinte (1998) em plena Nova Iorque, retratando o amor de um homem de origem humilde por uma mulher rica e inatingível. O filme, com o mesmo nome, realizado por Alfonso Cuarón, contava com actores como Ethan HawkeGwyneth Paltrow e Robert De Niro.

Este ano é Mike Newell, realizador de Donnie Brasco, a levar a história ao grande ecrã. Baseado na história original, este drama de época inclui Helena Bonham Carter no papel de Miss Havisham e Ralph Fiennes como Magwitch.
Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s