Pelo terceiro ano, o Córtex consolida-se como o festival de curtas-metragens da Grande Lisboa. Programado por Michel Simeão e José Chaíça, conta com um jurí composto por Rita Blanco, Laura Soveral, Teresa Villaverde e Vasco Câmara.
O Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, recebe o evento de 28 de Novembro a 2 de Dezembro, onde serão exibidas 25 curtas-metragens para a competição.
O realizador António Campos, o menino que aos 13 anos, fingindo ter 16 anos, conseguiu inscrever-se na New York Film Academy, é convidado de honra desta edição. António Campos, vai apresentar algumas das suas curtas-metragens e dar uma masterclass onde irá falar sobre o seu percurso profissional, desde os seus primeiros trabalhos, passando pela criação da Borderline Films, produtora de cinema independente que também reúne Josh Mond e Sean Durkin. A Sessão de Abertura, quarta feira às 21h30, dará a conhecer algumas das suas curtas: Puberty (1997), Buy it Now nas versões narrativa e documentário (2005), The Last 15 (2007), My Adventures in Ladies’ Under Garments, 4th Floor (2009).
Entre as curtas nacionais que podem ver de quinta a sábado no Córtex destacamos Rafa, de João Salaviza, Luz da Manhã, de Cláudia Varejão, Nada Fazi, de Filipa Reis e João Miller Guerr e Kali o Pequeno Vampiro, de Regina Pessoa.