O Centro Cultural Olga Cadaval abre hoje as portas à 3ª edição do Córtex – Festival de Curtas Metragens de Sintra. O primeiro dia é 100% dedicado ao trabalho de António Campos, convidado de honra do evento. O realizador estará presente nesta sessão, que consistirá numa retrospectiva de algumas das suas curtas-metragens. A acompanhá-lo estará ainda o produtor Josh Mond que juntamente com Sean Durkin (realizador de Martha Marcy May Marlene), formam o colectivo Borderline Films.
Poderemos assistir a Puberty — a primeira curta, realizada aos 13 anos — e ainda as duas versões de Buy it Now, prémio Cinéfondation do Festival de Cannes, The Last 15 e My Adventures in Ladies Under Garments, 4th Floor, que encerra o ciclo. De realçar que António Campos tem uma nova longa-metragem intitulada Simon Killer, estreada este ano em Sundance.
Michel Simeão, director e programador do festival, resume bem o espírito do Córtex:
“Queremos desmistificar que a curta-metragem é para um público limitado e dedicado apenas a uma elite intelectual. É necessário expandir este formato. A competição engloba desde animações, filmes conceptuais, típicos mainstream ou documentários. Sintra é mágica, um segredo à porta de Lisboa; levar até lá um público jovem, um público do cinema é um dos nossos objectivos.”
21h30 | Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra | 3€