A ideia de apocalipse foi sempre um terreno fértil para a criação cinematográfica. Considerando que faltam poucos dias para que a profecia maia (não) se cumpra, julgamos importante aproveitar bem os momentos finais e preparar da melhor forma o derradeiro dia, para passarmos um fim do mundo em grande. E que melhor maneira de o fazer que através dos filmes? Por isso mesmo, propomos uma (insuficiente) retrospectiva de diferentes representações do apocalipse no grande ecrã, desde o início do século XX até aos nossos dias.
1. The End of The World (1916)
Com o título original Verdens Undergang, este filme dinamarquês é provavelmente uma das primeiras incursões do cinema pela ficção científica em cenário de fim do mundo. Também inovador à época pelos seus efeitos especiais, esta obra de retrata a colisão de um cometa com a Terra e a iminência da sua destruição.
2. A Guerra dos Mundos (1953)
Baseado no livro de H.G.Wells, por sua vez foi imortalizado pela comunicação radiofónica fictícia de Orson Welles que colocou a nação americana em estado de alerta, este filme de Byron Haskin coloca o cenário de uma invasão alienígena não pacífica e as suas consequências.
3. Doutor Estranhoamor (1964)
Stanley Kubrick assina esta imperdível comédia negra protagonizada por Peter Sellers e George C. Scott, na qual a guerra nuclear é a grande ameaça para a destruição do planeta.
4. Terra Tranquila (1985)
Num cenário pós-apocaliptico, um homem acorda e descobre que está sozinho no planeta Terra. Numa abordagem mais introspectiva, este filme do neozelandês Geoff Murphy aponta o vazio e a solidão humanas como a tragédia maior.
5. WALL-E (2008)
Este pode não ser o cenário pós-apocalíptico que estavam à espera de ver neste ciclo, mas a verdade é que nesta tocante animação de Andrew Stanton o ecosistema do planeta foi destruído, sendo apenas habitável para robots e é neles que são depositadas as esperanças para o futuro da humanidade.