Sexo, drogas e jazz «Pela Estrada Fora»

pelaestradafora

O último filme do realizador brasileiro Walter Salles é baseado no original On the Road, de Jack Kerouac, aqui adaptado por Jose Rivera, uma dupla que anteriormente se reuniu em Os Diários de Che Guevara.

Kerouac escreveu o romance em 3 semanas numa fúria de criatividade, e foi este espírito que Salles tentou captar no seu filme, mantendo um ritmo acelerado na narrativa, uma banda sonora com muito jazz frenético à mistura acentuando o carpe diem e o viver o momento ao máximo.

O plano inicial do filme dá o mote, a viagem que um jovem vai percorrer para se descobrir a si e aos que o rodeiam. Sal Paradise (Sam Riley) conhece um grupo de amigos encabeçado por Dean Moriarty (Garrett Hedlund), fascinado pela obsessão de Sal em escrever. Por outro lado, Sal é fascinado com a liberdade de Dean, um jovem com uma conduta moral duvidosa e com alma de Don Juan, que vai mudar para sempre a vida de Sal. O guarda roupa e o décor denunciam os anos 40 e o contexto da contra-cultura americana onde este grupo de jovens adultos se insere. Ávidos por virar as costas a um período de conformismo, o triângulo central, Sal, Dean e a sua ex-mulher Marylou (Kristen Stewart), começam a experimentar drogas, sexo desregrado, a cultura negra e o jazz, bem afastada da vida quotidiana e rotineira dos constrangimentos familiares. A influência da literatura está subjacente em todo o filme, tanto na personagem de Sal, que recita partes do seu livro, como nos cenários onde se vêm espalhados livros de autores como James Joyce ou Marcel Proust.
Apesar de uma estética revigorante e muito atrativa, o argumento é bastante superficial, apresentando personagens que entram e saem da tela a uma velocidade estonteante, não aprofundando a sua história nem a relação que mantêm com os restantes elementos da trama. Todo o filme é reinforçado por muitos travellings, planos paisagísticos, abertos, sempre do ponto de vista do passageiro, dando a ideia constante de movimento e de que o que importa é a viagem e não o destino final.

Classificação (0-10): 6

Pela Estrada Fora | 2012 | 124 mins | Realização: Walter Salles | Argumento:  Jack Kerouac e Jose Rivera | Elenco: Garrett Hedlund, Sam Riley e Kristen Stewart

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s