Festival Internacional de Cinema de Berlim 2013: guia essencial

berlinale-2013

De 7 a 17 de Fevereiro a capital alemã recebe um dos principais eventos cinematográficos à escala mundial. A 63ª edição da Berlinale exibe mais de 400 filmes e tem entre os seus convidados os actores norte-americanos Matt Damon, Nicolas Cage, Jude Law, Anne Hathaway e Jeremy Irons, as françesas Catherine Deneuve, Isabelle Huppert e Juliette Binoche, e ainda Jane Fonda e Isabella Rossellini, bem como um naipe de realizadores de peso dos quais se destacam Steven Soderbergh, Michael Winterbottom ou Ken Loach. Wong Kar-Wai, cineasta que preside ao júri na edição deste ano, esteve a cargo da inauguração do certame com o seu mais recente projecto The Grandmaster.

grandmaster001

19 filmes competem pelo célebre Urso de Ouro em 2013, de entre os quais realçamos quatro. Desde logo o novo de Gus Van Sant, Promised Land, que volta a juntar Matt Damon ao realizador norte-americano numa história em torno de uma corporação e da sua tentativa de adquirir a exploração dos recursos naturais de uma aldeia.

Promised Land

Camille Claudel 1915, de Bruno Dumont, marca o regresso de Juliette Binoche na pele da escultora que dá título ao filme, o retrato de uma artista esquizofrénica internada contra a sua vontade num asilo no sul de França.

Camille Claudel

Do Irão chega Pardé (Closed Curtain), de Kambozia Partovi e Jafar Panahi (realizador acusado de fazer propaganda contra o regime, condenado à prisão em 2010 e proibido de se expressar pela sua arte), que assinam um filme sobre como é viver escondido.

(Closed Curtain)

Por último, mas não menos interessante, referimos Side Effects, de Steven Soderbergh, um thriller psicológico acerca de uma mulher que recorre à medicação para controlar a ansiedade que a assola no momento em que o seu marido se prepara para sair da prisão. Do elenco constam Jude Law, Rooney Mara, Catherine Zeta-Jones e Channing Tatum.

Side Effects

Fora de Competição estão ainda seis filmes, entre os quais se destacam o já referido The Grandmaster mas também Before Midnight, de Richard Linklater, o terceiro capítulo da irresistível quase-história de amor entre Jesse e Celine, e a animação 3D The Croods, de Kirk De Micco e Chris Sanders.

Portugal também marca presença no festival, nomeadamente através de quatro filmes: Tabatô e A Batalha de Tabatô, de João Viana, Terra de Ninguém, de Salomé Lamas, e Um Fim do Mundo, de Pedro Pinho.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s