Muitas e boas novidades foram hoje anunciadas em conferência de imprensa relativamente à 6ª edição da 8 ½ Festa do Cinema Italiano. A 20 de Março terá início em Lisboa esta celebração da cinematografia italiana, que depois seguirá em digressão não só em Portugal, concretamente em Coimbra, Funchal, Porto e Loulé, mas igualmente além fronteiras, chegando pela primeira vez a Luanda.
Mas a grande novidade são os filmes e eventos que compõe a programação desta edição, que se apresenta forte e diversificada. A incontornável secção competitiva, da qual resultará tanto o Prémio Oficial Rottapharm – Madaus como o Prémio do Público, contempla sete longas-metragens entre as quais se destaca à partida Io Sono Li, pelo facto de ter ganho o Prémio Lux relativo ao filme que melhor representa os valores europeus.
Depois, já fora de competição, apresentam-se cinco filmes de realizadores com provas dadas, desde a sessão de abertura com Romanzo Di Una Strage, de Marco Tullio Giordanna, à sessão de encerramento com La Miglior Offerta, de Giuseppe Tornatore, filme que estreou este ano no Festival de Berlim.
Para além da secção de curta-metragens e da nova Altre Visioni, que dá espaço a visões muito particulares do cinema, terão lugar retrospectivas tanto do cinema italiano de género dos anos 70, designadamente o Poliziottesco e o Western Spaghetti, como dos clássicos 8 ½ e O Leopardo, que celebram 50 anos, e ainda diversas sessões especiais de filmes como Morte em Veneza ou Benfica 4-3 Torino.
A completar esta panóplia de filmes estarão concertos, festas, debates, cine-jantares e cine-aperitivos, propostas que abrem deste já o apetite para o evento. Em breve surgirão mais informações práticas e poderão acompanhar todos os detalhes aqui ou no site oficial da festa.