Sessões especiais no 8 ½ Festa do Cinema Italiano 2013

logo400x800

Na sua 6ª edição, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano mudou-se para o Cinema São Jorge mas nem por isso limita a sua programação a este espaço, oferecendo inúmeras sessões especiais que se podem transformar em improváveis experiências de cinema em espaços invulgares da cidade de Lisboa.

Todos os dias, a partir de hoje, Dopo Le 8 ½ apresenta nos fins de tarde desta edição o Cine-Aperitivo. A partir das 19h, no Cinema São Jorge, o público da Festa pode degustar pelo preço de um bilhete de cinema este momento de convívio all’italiana tão enraizado nessa cultura. Todos os dias é oferecido um petisco diferente.

Já esta noite, às 21h, começa o ciclo Mani in Alto! que vai trazer ao Teatro do Bairro e ao Cinema São Jorge a parafernália do cinema de género italiano dos anos 70, uma retrospectiva que revisita estilos cinematográficos como o poliziottesco e o spaghetti western. Mani in Alto! é organizado em colaboração com a revista Nocturno, uma publicação de referência em Itália que vai estar representada por um dos fundadores, Manlio Gomarasca.

O debate Sub vs Dub vai aquecer o início da tarde de sábado, 23, no cinema São Jorge. Às 15h30, os verdadeiros protagonistas, italianos e portugueses, tradutores de legendas e dobradores, vão discutir esta problemática para que se chegue ao âmago da questão. Raul Barbosa, manager de produção da On Air, Isabel Monteiro, diretora da Dialectus, Carlos Freixo, diretor artístico da Matinha Estúdio Som S.A., Margarida Silva Dias, jornalista e tradutora especializada na área do cinema e do audiovisual, Francesco Vairano, actor e um dos mais conceituados dobradores italiano e Paola D’Agostino, tradutora e intérprete vão ser os protagonistas deste debate.

Às 17h30 do mesmo dia, é exibido La guerra dei vulcani de Francesco Patierno, mais um filme imperdível da secção Amarcord, dedicada à restrospetiva das obras, géneros e autores que fizeram a História do Cinema Italiano.

Domingo, 24 de Março, é tarde de Benfica, de Il Gattopardo e ao cair da noite há cine-jantar! Às 15h30 é exibido o documentário Benfica – Torino 4 – 3, sobre este encontro de futebol que teve um desfecho trágico. Vários jogadores e representantes da história do Benfica vão estar presentes nesta sessão. O Teatro Turim (em Benfica) em colaboração com 8 ½ Festa do Cinema Italiano volta a exibir Benfica – Torino 4 – 3 a 7 de Abril, às 21h30, com a presença do realizador, e nos dias 8, 9 e 10, às 16h e às 21h30. A acompanhar o documentário estará no espaço uma exposição fotográfica sobre este acontecimento.

Às 19h30, do mesmo dia, no antigo Mercado de Santa Clara, 8 ½ e a Associação Idade dos Sabores – Centro das Artes Culinárias apresentam um momento muito especial desta edição, um Cine-Jantar com a exibição do filme Miseria e Nobilità de Mario Mattoli, acompanhado de um jantar inspirado no menu desta hilariante obra do cinema italiano.

Anúncios

One response to “Sessões especiais no 8 ½ Festa do Cinema Italiano 2013

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s