8 ½ Festa do Cinema Italiano chega a Coimbra amanhã

8 ½ chega a Coimbra de 2 a 5 de abril e celebra a 6ª edição com uma seleção das mais relevantes produções cinematográficas italianas da última temporada no Teatro Académico Gil Vicente.

Terça, 2 de Abril, é tarde de Il Corto! A partir das 18h30 são exibidas 6 curtas-metragens de eleição, títulos que estiveram presentes em grandes festivais internacionais como Veneza e Cannes.

A sessão de abertura traz ao Teatro Académico Gil Vicente (TAGV) Romanzo di una strage, de Marco Tullio Giordana (grande convidado da edição de Lisboa), na terça, 2 de abril, às 21h. O realizador do filme A Melhor Juventude volta a contar a história de Itália num dos filmes mais premiados em festivais internacionais desta 6ª edição.

Na quarta, 3 de abril, às 19h, na Galeria do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, 8 1/2 Festa do Cinema Italiano e o Instituto Italiano de Cultura lembram o escritor Antonio Tabucchi, no primeiro aniversário do seu desaparecimento, com Il Signor Pirandello è desiderato al telefono, através da uma leitura teatralizada dirigida por Jean Paul Bucchieri a partir do texto Il Signor Pirandello. Neste único trabalho teatral de Antonio Tabucchi, a ação desenvolve-se num manicómio português onde, perante um público de manequins e de loucos, um ator falido personifica Fernando Pessoa.

A Festa regressa ao TAGV, na quinta, 4 de abril, com dois filmes dedicados aos desafios da parentalidade. Às 18h30, com Tutto parla di te de Alina Marazzi, realizadora já homenageada por 8 ½ que apresenta a sua ultima obra protagonizada pela atriz britânica Charlotte Rampling. Às 21h30 é exibido Gli equilibristi de Ivano de Matteo, um filme tocante e irónico sobre a crise social e ética que atingiu a Itália, o retrato das consequências de uma separação que podem ultrapassar os limites de qualquer previsão.

Na sexta, 5 de abril, a Festa despede-se de Coimbra com três grandes títulos. Às 16h30 é exibido o consagrado spaghetti western Keoma de Enzo G. Castellari e às 18h30 o filme de culto do cinema poliziottesco, onde a ação, a crítica e a denúncia social são o prato forte, Milano Calibro 9 de Fernando di Leo. Às 21h30, I primi della lista de Roan Johnson, leva ao TAGV uma divertida comédia que satiriza o papel do militante político na Itália dos anos 70.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s