Uma Homenagem a Charles Chaplin


Charles Chaplin
foi uma das pessoas que marcou mais profundamente a história do cinema. Chaplin era actor, realizador, produtor, escritor, empresário, comediante, dançarino (quase podiamos fazer um texto só a nomear todos os seus talentos), foi o primeiro actor a ser capa da Time Magazine em Julho de 1925. Mas apesar de todo o glamour de Holywood Chaplin teve uma vida complicada. A sua imagem dividia-se numa dicotomia entre o seu lado mais dócil de Charlot apaixonado e o seu lado controverso e politicamente activo de Os Tempos Modernos ou da crítica ao poder dictatorial de Adolf Hitler em O Grande Ditador.

Chegou a estar na lista negra de Hollywood (na época da “caça aos comunistas”) e desde aí o seu antigo lugar no Hollywood Walk of Fame desapareceu. Nem sempre foi um cidadão aprazível para o governo americano, chegando ao extremo de ter de sair do país para viver exilado na Suíça, onde esteve até os seus últimos dias em 1977. Na primeira exibição dos Oscars, em 1929, Chaplin foi vencedor de um prémio criado especialmente para si. Mais tarde, em 1972, voltou a receber um Oscar honorário e no ano seguinte ganhou um prémio pela banda sonora de Limelight, um filme que tinha feito 21 anos antes.

Em jeito de homenagem ao aniversário de Charles Chaplin, nascido em 16 de Abril de 1889 em Walworth, o Cinemaville propõe um serão na companhia de um dos seus clássicos.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s