29ª Edição do Festroia

festroia

Hoje começa a 29.ª edição do Festroia, e até dia 16 de Junho o festival recebe  174 filmes provenientes de 43 países.

Este ano o destaque vai para o cinema  Belga com 21 longas metragens e 9 curtas. O Golfinho de Ouro para o prémio carreira vai para o actor Jan Decleir com uma extensa carreira tanto nos palcos como no grande ecrã, tendo interpretado a personagem principal no filme A Oposição, nomeado para o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1992. Em Homenagem ao actor o FESTROIA exibe: A Oposição, de Stijn Coninx;  O Caso Alzheimer, de Erik Van Looy; Galinha não é cão, de Dominique Deruddere.

As secções em competição dividem-se entre  Secção Oficial (filmes oriundos de países que não produzam mais de 30 longas-metragens por ano), Primeiras Obras (uma mostra dos primeiros trabalhos de carácter ficcional dos cineastas) e Homem e a Natureza (secção que pretende realçar a importância de um relacionamento harmonioso entre o homem e o meio ambiente, cultural e social em que se insere). A secção especial do festival  é dedicada a filmes de amor contando com 14 longas metragens.

O Programa Juvenil conta com quatro filmes vindos da Finlandia, Bélgica, Polónia e República Checa, e para a audência ainda mais nova foram seleccionados nove filmes infantis provenientes da Estónia.

A sessão de abertura de Homenagem à Cinematografia Belga exibe, às 21h no Fórum Lúisa Todi em Setúbal, Até à Vista, de Geoffrey Enthoven, e como Homenagem a Jan Decleir O Caso Alzheimer.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s