Hoje começa a 29.ª edição do Festroia, e até dia 16 de Junho o festival recebe 174 filmes provenientes de 43 países.
Este ano o destaque vai para o cinema Belga com 21 longas metragens e 9 curtas. O Golfinho de Ouro para o prémio carreira vai para o actor Jan Decleir com uma extensa carreira tanto nos palcos como no grande ecrã, tendo interpretado a personagem principal no filme A Oposição, nomeado para o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1992. Em Homenagem ao actor o FESTROIA exibe: A Oposição, de Stijn Coninx; O Caso Alzheimer, de Erik Van Looy; Galinha não é cão, de Dominique Deruddere.
As secções em competição dividem-se entre Secção Oficial (filmes oriundos de países que não produzam mais de 30 longas-metragens por ano), Primeiras Obras (uma mostra dos primeiros trabalhos de carácter ficcional dos cineastas) e Homem e a Natureza (secção que pretende realçar a importância de um relacionamento harmonioso entre o homem e o meio ambiente, cultural e social em que se insere). A secção especial do festival é dedicada a filmes de amor contando com 14 longas metragens.
O Programa Juvenil conta com quatro filmes vindos da Finlandia, Bélgica, Polónia e República Checa, e para a audência ainda mais nova foram seleccionados nove filmes infantis provenientes da Estónia.
A sessão de abertura de Homenagem à Cinematografia Belga exibe, às 21h no Fórum Lúisa Todi em Setúbal, Até à Vista, de Geoffrey Enthoven, e como Homenagem a Jan Decleir O Caso Alzheimer.