Na sua 5ª edição, o Festival das Artes regressa de 16 a 23 de Julho à Quinta das Lágrimas, em Coimbra. A Fundação Inês de Castro reúne num só evento música, artes plásticas, conferências, gastronomia, artes de palco e, felizmente, cinema. O ciclo dedicado à Sétima Arte tem como comissário António Mega Ferreira e contempla dois filmes de dois cineastas bem distintos.
Primeiro terá lugar a projecção de A Águia das Estepes, do realizador clássico Akira Kurosawa, filme que responde a uma encomenda do governo soviético, que pretendia ver contada a história do capitão Vladimir Arseniev, chefe de uma missão de levantamento topográfico do exército russo, e do caçador siberiano Derzu Uzala, que o salva e com o qual o oficial soviético desenvolve uma profunda amizade. No confronto entre duas formas de viver, a urbana e a natural, está a mensagem do filme, que documenta a luta pela sobrevivência no meio de uma natureza exigente. Mostrar que a exigência natural não é hostil ao homem, desde que este a saiba interpretar e virar a seu favor, é a ideia de Kurosawa, que atinge aqui um dos cumes da sua inigualável arte.
17 de Julho | 21h00
Depois chega a vez de O Urso, concebido como a narrativa de uma caçada ao urso vista “do ponto de vista dos animais”, como foi a intenção do realizador Jean-Jacques Annaud, o filme demorou sete anos a ser preparado, incluindo a domesticação e treino de um animal adulto. Conta, sem palavras, a história de dois ursos perseguidos por caçadores e a forma como a caçada tem um final imprevisto. Um verdadeiro “tour de force” cinematográfico, que não exclui a cedência a alguns efeitos antropomórficos.
23 de Julho | 18h30
Local: Conservatório de Musica de Coimbra
Preço: 2 €