Todas as novidades da programação do MOTELx 2013

motelx2013_cartaz_monstro_WEB_sem_logos

Em sessão de apresentação oficial foram ontem divulgados os filmes, os convidados e os eventos que darão corpo à próxima edição do MOTELx – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, que terá lugar de 11 a 15 de Setembro.


Comecemos pelos convidados, com natural destaque para as mais ilustres e singulares figuras do cinema de terror que estarão em carne e osso em Lisboa. Em primeiro lugar, o mítico realizador de filmes como «Massacre no Texas» ou «Poltergeist»: Tobe Hooper. Depois, e na senda da atenção do festival ao cinema de terror asiático, estará de visita Hideo Nakata, cuja produção mais reconhecida será «Ring», que foi posteriormente objecto de remake norte-americano.


No Serviço de Quarto (secção principal) os nomes sonantes desta edição são muitos, mas comecemos por focar duas antologias: «The ABCs of Death» e «V/H/S/2». Outro aspecto curioso é a atenção que esta programação dá ao trabalho no cinema de terror realizado por mulheres, destacando neste mundo assoberbado por realizadores masculinos três obras assinadas no feminino: Jennifer Lynch (filha de David Lynch) regressa com «Chained»; Marina de Van, realizadora com uma carreira sólida traz-nos «Dark Touch»; Xan Cassavetes, filha de John Cassavetes, estreia-se com «Kiss of the Damned», uma homenagem aos sensuais filmes de vampiros dos anos 70.


Para além destes filmes, as salas do Cinema São Jorge receberão «The Complex», o novo filme do japonês Hideo Nakata («Ring» e «Dark Water»), e o mais recente de Neil Jordan («Interview with the Vampire»), que há muito não realizava um filme do género mas que está de volta à temática em «Byzantium», com Gemma Arterton e Sam Riley nos principais papéis. O festival conta ainda com a antestreia em Portugal de «The Conjuring», de James Wan («Saw» e «Insidious»), uma clara homenagem aos clássicos de assombrações. Outra figura de relevo, mais conhecido de paragens musicais, é Rob Zombie, com o seu último filme «Lords of Salem».


Pelo meio terá lugar uma homenagem a Ray Harryhausen, célebre e seminal animador em stop-motion, na qual poderemos assistir a quatro filmes marcados pelo seu trabalho: «Mighty Joe Young», «20 Million Miles To Earth», «Jason and The Argonauts» e «One Million Years B.C».

Haverá ainda a curiosa secção Quarto Perdido sob o título “Os Censurados”, que prestará tributo a dois obscuros filmes portugueses de género e a cineastas que foram vítimas da censura do Estado Novo. Tratam-se das obras «O Crime da Aldeia Velha», de Manuel Guimarães, e «A Promessa», de António de Macedo.

No que toca às curtas metragens candidatas ao Prémio Yorn MOTELx, este ano a organização seleccionou nove e revela que na maioria delas existe uma linha de coerência com uma atmosfera característica do quotidiano português, cortando assim com referências típicas mais coladas ao estrangeiro e criando uma identidade própria.

A Yorn nesta edição do MOTELx é o patrocinador principal e anunciou também diversas novidades das quais se destacam o desconto de 50% nos bilhetes para filmes do festival e uma sessão de pré-visionamento ainda antes do início do festival de um filme a anunciar, tudo isto exclusivamente para os utilizadores deste tarifário de telemóvel.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s