As actividades paralelas da sétima edição do MOTELx são múltiplas e variadas, desde a Masterclass Dédalo (curta a partir da qual se desenvolveu a imagem gráfica do festival) com Jerónimo Rocha (realizador entrevistado pelo Cinemaville) à Masterclass Webseries Daddy Cross, onde se pode aprender com a Ne’er Do Well como fazer filmes sem elenco, sem equipa e sem dinheiro!
Os workshops trazem o que de melhor se faz em Portugal em termos de cinema fantástico e de animação. Um deles é sobre Caracterização e Efeitos Especiais para Cinema que conta com João Rapaz e Helena Baptista, que afirma a importância deste tipo de formação:
Em Portugal não há este tipo de formação e quem se quer especializar tem de recorrer ao estrangeiro para a adquirir.
As formações serão certificadas e tanto para quem trabalha em cinema e gostava de ter um conhecimento mais aprofundado, como para quem quer aprender do princípio este é um workshop que promete ensinar a fazer próteses, efeitos especiais em 3D entre outras técnicas.
O segundo workshop complementa a secção Lobo Mau: O Estranho Mundo de Ray Harryhausen, numa homenagem à vida e obra do mesmo. Em Polvos, Esqueletos e outras criaturas monstruosas, com Bruno Caetano e João Faria, pretende-se desenvolver a criação de um conceito de personagem monstruosa bem como a sua escultura e animação em stop motion, em fundo chroma key.
Haverá ainda uma exposição sobre Dédalo, onde serão exibidas as peças que compõem o monstro, figura central do terror a bordo da nave que está no centro da narrativa da curta-metragem, fotografias da sua escultura, moldagem e pintura, bem como a caracterização de Siena (a personagem principal) e da infecção que atingiu a sua mão. Como parte do trabalho criativo do realizador Jerónimo Rocha serão também expostos os desenhos de todo o conceito.