«A Gaiola Dourada»: uma comédia franco-portuguesa de sucesso

GaiolaDourada_poster

A Gaiola Dourada é a longa-metragem que marca a estreia do realizador Ruben Alves, uma produção franco-portuguesa que se tem revelado um estrondoso sucesso de bilheteira (em França já teve mais de um milhão de espectadores) e que chega no próximo dia 1 de Agosto às salas portuguesas. A comédia retrata uma família portuguesa emigrada em França assumindo completamente o estereótipo do português na sociedade gaulesa na década de 1960. Ou pelo menos foi a partir dessa primeira geração de emigrantes que se construiu este retrato que Ruben Alves aqui reconstitui.

No entanto, realizador não admite o aproveitamento deste estereótipo no seu filme. Aliás, Ruben Alves pretendia inicialmente filmar a vida de franceses em Lisboa, mas o seu produtor convenceu-o lentamente de que o inverso seria bem mais interessante. Foi assim que se construiu esta narrativa sobre José (Joaquim de Almeida), Maria (Rita Blanco) e restante família, que de certo modo acaba por corresponder à visão genérica que os franceses tinham dos portugueses: ele trabalhando na construção civil e ela trabalhando como porteira ou nas limpezas.

A Gaiola Dourada é uma autêntica brisa fresca no panorama do cinema nacional neste verão, para ver a partir da próxima semana.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s