O filme O Mordomo, que tem banda sonora original assinada pelo músico português Rodrigo Leão e um elenco recheado de nomes sonantes de Hollywood, chega às salas de cinema portuguesas já no próximo dia 5 de Setembro, mas a sua primeira apresentação em solo português deu-se na passada terça-feira. A ante-estreia revelou-se uma noite especial, uma vez que incluiu uma pequena actuação do músico português, composta por temas da banda sonora que compôs para O Mordomo.
O realizador Lee Daniels, conhecido apreciador do compositor português, escolheu Rodrigo Leão para assinar a banda sonora de ‘O Mordomo’, de entre nomes reputados do panorama internacional. Rodrigo Leão revela que desde logo sentiu “uma identificação grande com este filme; primeiro com o argumento e depois com a realização e com a representação de atores que admiro muito”. Um mês após o desafio lhe ter sido lançado, o músico já estava a construir a banda sonora. Do seu repertório, habitualmente descrito como ‘cinematográfico’, fazem parte algumas bandas sonoras para cinema.
Com realização de Lee Daniels, celebrizado pela sua nomeação para os Óscares de 2009 com Precious, o filme O Mordomo conta com Forest Whitaker no papel de um mordomo da Casa Branca que serviu sete presidentes dos EUA. A Whitaker junta-se um rol de nomes sonantes, como Oprah Winfrey, John Cusack, Jane Fonda, Cuba Gooding Jr, Terrence Howard, Lenny Kravitz, James Marsden, David Oyelowo, Vanessa Redgrave, Alan Rickman, Liev Schreiber, Robin Williams e Mariah Carey.
O filme inicia-se em 1924, com o jovem Cecil Gaines a viver num Sul ferozmente segregado e confrontado com a tirania dos preconceitos raciais. Depois de trabalhar num hotel durante anos, Cecil é descoberto por um funcionário da Casa Branca, que o conduz à oportunidade da sua vida: um emprego como mordomo na casa mais famosa de Washington. É então que Cecil, durante sete administrações presidenciais, se torna testemunha em primeira mão de algumas das maiores mudanças na história mundial, enquanto acompanha a luta pela igualdade e pelos direitos civis.
O Mordomo foi o filme mais visto no fim de semana de estreia nos Estados Unidos e Canadá, com 18,7 milhões de euros de receita de bilheteira.