Depois de arrecadar os principais prémios da edição de 2013 de 8 ½ Festa do Cinema Italiano, designadamente o Prémio Melhor Filme e o Prémio do Público, de receber o Prémio LUX em 2012, de fazer parte da selecção oficial do Festival Internacional de Cinema de Veneza e de ser premiado nos festivais BFI London Film Festival e Festival del Cine Europeu de Sevilha, Shun Li e o Poeta estreia a 19 de Setembro em exclusivo no Cinema City Alvalade.
No dia anterior está prevista ainda uma antestreia na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, sessão que contará com a presença do realizador Andrea Segre. Mais tarde, a 30 de Setembro, Shun Li e o Poeta ficará disponível em VOD no site MUBI.COM, uma das mais conceituadas plataformas web para promoção e divulgação do cinema de autor.
Neste filme de Andrea Segre a personagem principal, Shun Li, trabalha num laboratório de tecidos na periferia de Roma para conseguir os documentos necessários e poder mandar vir o seu filho de oito anos para Itália. De repente, é obrigada a mudar-se para Chioggia, uma pequena vila-ilha da lagoa de Veneza, onde passa a trabalhar como empregada num pequeno restaurante. Bepi, pescador de origem eslava, chamado pelos amigos de “o poeta”, é cliente desta pequena tasca há anos. O encontro entre Shun Li e Bepi representa uma fuga à solidão, um silencioso diálogo entre diferentes culturas, já não tão distantes.
Shun Li e o Poeta leva-nos numa viagem ao coração e às profundezas da lagoa que é mãe e berço de diferentes identidades sempre em mudança. A amizade entre Shun Li e Bepi perturba as duas comunidades, a chinesa e a local, que impedem esta nova viagem; talvez tenham demasiado medo deste encontro.