Horário e programação completa do MOTELx 2013

Horário Motelx 2013

(clicar para ampliar imagem)

7.ª edição do MOTELx – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa exibe um total de 80 curtas e longas, nacionais e internacionais, em 59 sessões de cinema.

«Open Grave», o último filme de Gonzalo López-Gallego, presente no festival em 2008 com «El Rey de la Montaña», é exibido em estreia absoluta na Sessão de Abertura do MOTELx, quarta-feira, dia 11, às 21h30, na Sala de Manoel de Oliveira. Esta é a história de um homem que acorda numa floresta, num fosso cheio de cadáveres, sem memória da sua identidade.

Na Sessão de Encerramento, o MOTELx apresenta «You’re Next», de Adam Wingard. Estreado no Festival de Toronto em 2011 o filme esteve desaparecido e fora de circulação, até agora. Trata-se de uma nova visão sobre o «home invasion». A família Davison celebra o aniversário de casamento do pai e da mãe, quando um bando de assassinos mascarados lhes ataca a casa violentamente.

Destaque também para «Maniac», de Frank Khalfoun, reboot francês do clássico de culto de 1980, onde surpreendentemente encontramos Elijah Wood no papel de Frank Zito, proprietário de uma loja de manequins, que luta para controlar os seus instintos homicidas; e a comédia de terror «Hell Baby», de Robert Ben Garant e Thomas Lennon, rodada em Nova Orleães, em que Jack (Rob Cordry, ex-Daily Show) e Vanessa vão ter um bebé que será possuído por um demónio.

MOTELx traz este ano a Portugal terror no feminino. Na secção Serviço de Quarto, o festival apresenta cinco filmes realizados por mulheres: Jennifer Lynch («Chained»), Xan Cassavetes («Kiss of the Damned»), Marina de Van («Dark Touch»), Kayoko Asakura («It’s a Beautiful Day») e Upi («Belenggu») e a secção Doc Terror conta com o documentário de Penny Vozniak sobre a odisseia de Jennifer Lynch em Bollywood,«Despite the Gods».

Vão ainda ter lugar duas antestreias: o muito aguardado «The Conjuring» e a co-produção portuguesa «Painless». O primeiro é a nova longa de James Wan e o filme mais rentável e assustador nos EUA este ano, conseguindo a rara proeza de agradar tanto ao público como à crítica. O segundo é uma co-produção Espanha/Portugal/França, em que a participação portuguesa é representada pela Fado Filmes de Luís Galvão Telles.«Painless» («Insensíveis») venceu o Festival de Estrasburgo.

E pela primeira vez, em simultâneo, o MOTELx homenageia três grandes nomes do cinema de terror. O convidado de honra é o mestre norte-americano, Tobe Hooper, responsável pelo clássico «Massacre no Texas» e «Poltergeist». Serão exibidos, para além de «Massacre no Texas» (1974), quatro títulos pouco vistos em Portugal entre os quais o muito raro «Eggshells» (1969). E nesta edição estará também presente Hideo Nakata, o realizador japonês que transformou o cinema de terror com «Ring» e que este ano nos traz «The Complex» (2012), o seu grande regresso ao terror. Finalmente, a secção Lobo Mau, para os mais novos, associa-se à Cinemateca Júnior (Palácio Foz)para homenagear o recentemente desaparecido Ray Harryhausen, o mestre dos efeitos especiais, com a exibição de «Jason and the Argonauts» (1963) e «One Million Years B.C.» (1966), entre outros, e ainda ateliers de stop motion.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s