Giacomo Variations é o título do filme de Michael Sturminger que desde o passado mês de Julho foi rodado exclusivamente em Portugal, com a maior parte das cenas a terem lugar no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa. Produzida pela Alfama Filmes, de Paulo Branco, e com John Malkovich como protagonista, a longa-metragem nasce de uma ópera de câmara com o mesmo título que o realizador e o actor haviam criado e apresentado mundialmente ao longo dos últimos anos.
Na peça, Malkovich encarna Giacomo Casanova no seu último affair amoroso, numa fase da vida marcada por dúvidas existênciais e com a fusão de três óperas de Mozart com libreto de Lorenzo Da Ponte (Così fan Tutte, As Bodas de Fígaro e Don Giovanni) pano de fundo. Na sua versão cinematográfica, em co-produção austríaca, alemã, portuguesa e francesa, Giacomo Variations incorpora simultaneamente uma vertente de época, designadamente do século XVIII, mas também cenas passadas em Lisboa na modernidade.
Liderado por Malkovich, o elenco inclui também Veronica Ferres, os tenores Jonas Kaufmann e Topi Lehtipuu, o barítono Florian Boesch e as sopranos Anna Prohaska, Miah Persson, Barbara Hannigan e a mezzo-sporano Kate Lindsey, bem como as portuguesas Maria João Luís, Victoria Guerra e Maria João Bastos. Para o filme contribuiu igualmente a Orquestra Académica de Viena, dirigida pelo maestro Martin Haselbock.
Ao longo de cerca de seis semanas o público português foi ainda convidado a participar na figuração do filme, podendo dessa forma assistir de perto à produção. Neste momento as filmagens estão concluídas, restando aguardar pela chegada do filme em 2014.