CINEMA EM NÚMERO$: Byzantium Vs Kiss of the Damned

Ainda em espírito MOTELx, fomos analisar os dois filmes de género de vampiros que vão ser exibidos hoje e amanhã: Byzantium, de Neil JordanKiss of the Damned, de Xan Cassavetes. Byzantium tem como sinopse duas mulheres misteriosas procuram refúgio num resort costeiro em decadência. Clara conhece o solitário Noel, que lhes providencia guarida na sua casa de hóspedes deserta, Byzantium. O argumento é de Moira Buffini que adapta a sua peça de teatro “A Vampire Story”, e a realização está a cargo de Neil Jordan que regressa aos vampiros, 20 anos depois de Interview with a Vampire, inspirado no romance de Anne Rice. Como é característico no estilo de Jordan este é um filme sexy e interessante de vampiros, claramente demarcado da saga Twilight. O elenco conta com nomes como Gemma Arterton, Saoirse Ronan, e Sam Riley.

Kiss of the Damned é a primeira longa-metragem de ficção de Xan Cassavetes, filha de John Cassavetes e de Gena Rowlands, e teve estreia no último Festival de Veneza. Este filme dá vida à bela vampira Djuna que tenta resistir aos encantos do humano Paolo, um argumentista de cinema, mas acaba por ceder à paixão. A visita surpresa da irmã mais nova, a rebelde Mimi, irá pôr em perigo não só o novo romance, como toda a comunidade secreta de vampiros. Michael RapaportMilo Ventimiglia são alguns dos actores deste filme.

Este é uma evocação dos filmes de vampiros eróticos série B, muito em voga na Europa nos anos 70, pelas mãos de cineastas como Jean Rollin ou Jesus Franco. A realizadora foi atraída pelo dilema da eternidade e pelo contraste entre sensualidade e brutalidade dos filmes de vampiros que a inspiraram.

Dois filmes com abordagens diferentes ao universo dos mortos-vivos, se Byzantium é um thriller mais negro e denso, Kiss of the Damned tem um lado mais dramático enfatizando a dimensão humana dos vampiros.  Apesar de Byzantium ter uma maior classificação no IMDB, e uma maior receita no fim de semana de estreia do filme nos E.U.A., Kiss of the Damned traz a novidade de um olhar recente sobre este cinema de género.  O melhor é mesmo ver os dois, Byzantium hoje às 18h45 e Kiss of the Damned amanhã às 19h.

 

Filme  Byzantium Kiss of the Damned
Data de estreia (E.U.A.) 28 Junho 2013 3 Maio 2013
Orçamento $8.000.000 n.e.
Receita no fim de semana de estreia $16.643 $2.723
Classificação IMDB  6.5 5.3
Fonte: boxofficemojo.com
Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s