Este domingo é o último dia da sétima edição do MOTELx, e o seu final será apoteótico. Para começar lentamente, temos uma sessão de Curtas ao Almoço, onde serão exibidas cinco das nove curtas-metragens a concurso ao Prémio Yorn MOTELx 2013. Podem ler as entrevistas aos realizadores: João Seiça, Rui Pilão, Patrick Mendes, Sá Pessoa e André Gil Mata, aqui. A curta vencedora recebe um prémio monetário no valor de 3000€, apoio em serviços de pós-produção no valor de 2500€ da Pixel Bunker, um fim-de-semana de inspiração proporcionado pelos Hotéis Belver e o Méliès d’Argent para Melhor Curta-Metragem, que automaticamente selecciona a curta para concorrer ao prémio anual Méliès d’Or para Melhor Curta-Metragem Europeia, atribuído pela Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico (EFFFF) na cidade espanhola de Sitges, em Outubro.
Ao longo da tarde decorrem várias masterclasses na Sala Montepio: às 15h, Masterclass Dédalo, com a presença do realizador Jerónimo Rocha e outros elementos da equipa que criou o spot do MOTELx e a curta metragem «Dédalo», que dele nasceu; às 16h30m, a Masterclass Hideo Nakata; e às 18h30m a Masterclass Daddy Cross, a produtora low budget brtânica que se inspira nos filmes de exploitation dos anos 70.
Ainda nesta tarde terá lugar a segunda sessão do Quarto Perdido com A Promessa, de António de Macedo, seguido de um Q&A com o realizador de um dos mais emblemáticos filmes de terror portugueses. Na sessão das sete o destaque vai para Painless, que conta com a presença do realizador Juan Carlos Medina e do actor Tómas Lemarquis co-produzido com a Fado Filmes e exibido em estreia nacional.
O Prémio Yorn MOTELx 2013 será anunciado na Sessão de Encerramento às 21h45m, na Sala Manoel de Oliveira e após este momento será exibido o filme You’re Next, de Adam Wingard. A acabar em grande o festival estreia na sessão da meia noite o nosso destaque vai para Maniac, de Franck Khalfoun, com Elijah Wood numa interpretação brilhante de um serial killer com amor às manequins… Absolutamente imperdível!