Queer Lisboa 17: 5 filmes essenciais

queer lisboa 17 - 600x243

Estreado no passado dia 20, o Festival de Cinema Queer Lisboa 17 enche as salas do Cinema São Jorge por mais uma semana, até dia 28.  A nova edição do Festival conta com um programa de 93 filmes, entre curtas e longas-metragens. Para ajudar a fazer escolhas perante o programa do festival apresentamos o nosso guia das 5 longas metragens que não podem perder.

joan-rivers

1. Joan Rivers: A Piece of Work 

Um documentário dos realizadores Ricki Stern e Anne Sundberg, sobre a vida e carreira de Joan Rivers, a senhora que actualmente podemos ver a “desancar famosos”, em Fashion Police, é muito mais do que uma “desbocada”. O doc narra através de histórias que Joan vai contando a sua vida de actriz e comediante, e como foi a self-made woman. Num sucedâneo de momentos altos e baixos, mas sempre cheios de glamour, Joan tirou antropologia na faculdade, sobreviveu ao suicídio do marido e ainda faz voluntariado. Aos 75 anos Joan continua uma comediante natural, o sarcasmo e a piada correm-lhe no sangue, não há como não ser um documentário interessante e hilariante. Depois de ver o documentário podem sempre apreciar o making off:

22 Set  |  17.00  |  Cinema São Jorge : Sala 3

E agora? Lembra-me

2. E Agora? Lembra-me

O documentário autobiográfico absolutamente imperdível E agora? Lembra-me, retrata as memórias e a história de vida do realizador Joaquim Pinto, que luta contra os vírus da Hepatite C e HIV. A sua jornada conquistou a adoração na edição do Festival de Locarno este ano, sendo um dos poucos portugueses desde sempre a receber o  Prémio Especial do Júri.

22 Set  |  22.00  |  Cinema São Jorge : Sala Manoel de Oliveira

Continental
3. Continental

Para quem perdeu o filme da sessão de abertura, pode ver o documentário Continental, de Malcolm Ingram, esta segunda feira. Continental é um documentário que parte da premissa “e se as paredes falassem”, aqui conta-se as histórias de uma cultura queer, passada numa das mais famosas saunas de Nova Iorque durante os sessenta e setenta, por onde passaram nomes como o de Hitchcock.

23 Set  |  17.00  |  Cinema São Jorge : Sala 3

Interior. Leather Bar
4. Interior. Leather Bar

Em estreia nacional do documentário InteriorLeather Bar, realizado por James Franco e Travis Mathews, e confirmada a presença em Lisboa de Mathews para apresentar o filme.  Este filme procura imaginar o que teriam sido os 40 minutos censurados da versão final do Cruising (1980), de William Friedkin com Al Pacino, imagens entretanto perdidas.

24 Set  |  22.00  |  Cinema São Jorge : Sala Manoel de Oliveira

25 Set  |  17.15  |  Cinema São Jorge : Sala Manoel de Oliveira

OUT-IN-THE-DARK-Poster

5. Out in the Dark

Out in the Dark, de Michael Mayer, para fechar em grande, conta-nos uma história de amor entre um israelita e um palestiniano. Um filme que aborda o preconceito que se vive dos dois lados da fronteira.

28 Set  |  22.00  |  Cinema São Jorge : Sala Manoel de Oliveira

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s