Córtex 2013: vencedores e reportagem

cortex

Chegou ao fim mais uma edição do Córtex – Festival de Curtas Metragens de Sintra e já são conhecidos os vencedores dos prémios deste ano. Primária, de Hugo Pedro, foi o principal premiado do festival, reunindo a preferência tanto do júri, arrecadando o prémio da competição nacional, como do público, tendo também recebido o prémio votado pelos espectadores. O filme de Hugo Pedro segue uma turma finalista de uma escola primária em registo de documentário, no último período lectivo destas crianças antes de uma mudança significativa nas suas vidas. Desde a preparação para os exames nacionais ao drama do anúncio das notas, passando pela organização da festa de despedida, este é um retrato tão pueril quanto realista. Ainda na categoria nacional, Rhoma Agans teve direito a uma menção honrosa do júri. Leonor Teles investiga neste filme a sua própria realidade, questionando os limites do conceito de família e de tradição, num contexto em que o seu pai era cigano e a sua mãe não, o que representou inevitavelmente uma ruptura.

Ainda na secção competitiva de filmes portugueses destacamos O Coveiro, de André Gil Mata, e O Facínora, de Paulo Abreu, ambos em ambiente negro e recém exibidos no MOTELx 2013, mas também Gambozinos, de João Nicolau, filme premiado na última edição do festival de Cannes, Deus Dará, de Tiago Rosa-Rosso, um retrato cruelmente fiel da sociedade portuguesa actual e uma visão clara de como a criminalidade nunca é um fim em si mesmo, e ainda Carrotrope, de Paulo D’Alva, uma original homenagem ao cinema e um comentário provocador sobre o futuro da Sétima Arte.

Na competição internacional o vencedor foi Le Maillot de Bain, de Mathilde Bayle, uma ficção francesa cujo cenário é um parque de campismo junto ao mar, onde um rapaz de 10 anos, Rémi, fica fascinado por Stéphane, pai de uma amiga dele, de 35, um sentimento novo e confuso para o pequeno Rémi.

Mas foi uma justa e inédita homenagem a João Cesar Monteiro, assinalando os 10 anos desde a sua morte, que marcou o primeiro dia do festival, com uma sessão que exibiu todas as curtas-metragens deste génio do cinema português e que contou com a presença de inúmeros convidados, entre os quais a coordenadora e programadora desta sessão, Ana Isabel Strindberg, que fizeram questão de sublinhar a importância do legado artístico do cineasta mas também alertaram para a falta de reconhecimento da sua obra e para a ausência de investimento na preservação deste património cinematográfico.

Abaixo apresentamos a lista dos filmes galardoados pelo festival, despedindo-nos desta 4ª edição do Festival Córtex e esperando pelo seu regresso no próximo ano.

PREMIADOS CÓRTEX 2013:
Competição Nacional

Primária, de Hugo Pedro

Menção Honrosa: Rhoma Agans, de Leonor Teles

Competição Internacional

Le Maillot de Bain, de Mathilde Bayle

Prémio do Público

Primária, de Hugo Pedro

Advertisements

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s