Doclisboa 13: Actividades Paralelas

doclisboa

Para além de filmes esta edição do Doclisboa tem muito mais a acontecer em paralelo. De colóquios a mesas redondas, masterclasses, workshops… Venham daí saber tudo!

Fórum Debates Culturgest. Ao fim de cada projecção no Grande Auditório da Culturgest haverá um ponto de encontro entre o público e os realizadores. Destacamos Pays Barbare de Yervant Gianikian e Angela Ricci Lucchi, E Agora? Lembra-me de Joaquim Pinto, e Rain, de Olivia Rochette.

Colóquio Internacional Passagens. Onde se provoca a discussão entre as passagens entre cinema e arte contemporânea, focando nos movimentos “documentary turn” na arte contemporânea e no “art turn” no cinema que trouxeram uma nova abordagem na prática documental. Estes colóquios contam com nomes como Christa Blumlinger, Augusto M. Seabra, Philippe Dubois entre outros.

Masterclass.  

Alain Cavalier é um dos grandes nomes desta edição do festival, com uma secção dedicada à retrospectiva do seu trabalho, Cavalier dá ainda uma masterclass. Está criada a ocasião para debater um modo de cinema enquanto reflexão intimista e gesto do quotidiano, mas também o próprio acto cinematográfico.

Sylvain George, realizador de Vers Madrid (The Burning Bright)!, exibido na edição anterior do Doclisboa, este regressa a Lisboa, para apresentar excertos da sua obra.

Mesas Redondas.

Distribuição independente. Uma mesa que conta com a presença de Ana Isabel Strindberg (Zero em Comportamento), Salette Ramalho (Agência da Curta-Metragem), Adriano Smaldone (Il Sorpasso), José Pedro Ribeiro (Presidente ICA) e José António Cunha (Presidente da Federação Portuguesa de Cineclubes).

Cinema Político. Neste diálogo estarão presentes Shaina Anand, Lamine Ammar Khodja, Patricio Guzmán, Sylvain George, realizadores que filmam em implicação directa com as problemáticas políticas e sociais do presente. Serão debatidas as suas metodologias de trabalho, bem como a articulação entre as práticas artísticas e as de cidadania.

Moving Stills – Fotografia, Fotógrafos e Documentário.  Com  Federico Rossin, Jean-Louis Gonnet, Kees Hin, Philip Hoffman e Barbara Meter.

Workshop de Realização.Realizar um documentário inclui todos os desafios de um acto artístico, mas obedece a uma especificidade própria da linguagem e do contexto do cinema documental que por vezes pode ser limitadora, outras vezes libertadora.” O workshop será dirigido por Catarina Alves Costa e Catarina Mourão, contando ainda com a presença de Alan Berliner, Joaquim Pinto, Anand Patwardhan, Susana Nobre entre outros convidados.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s