CICLO À LA CARTE: 4 filmes sobre a Fórmula 1

Embalados pelo entusiasmo gerado por Rush, reflectimos e investigámos acerca de outros filmes em torno do universo da fórmula 1. Resultado? Não existem assim tantos. Considerando que esta não é de todo a modalidade mais popular nos Estados Unidos (facto que terá levado Ron Howard a europeizar ligeiramente o seu filme?) e que, de outra perspectiva, também não se compadece muito directamente com o cinema de autor do velho continente, estão reunidas condições favoráveis à escassez de produção cinematográfica sobre a modalidade. Todavia, de entre os que existem seleccionámos quatro para este ciclo e apresentamos as nossas razões.

1. Grand Prix  (1966)

grandprix1966

Realizado por John Frankenheimer, é o única produção do século XX que incluímos. Vencedor de três Oscars em categorias técnicas, este drama gira em torno de um grave acidente, mas o grande objectivo do filme foi transmitir ao espectador as emoções da corrida e o glamour das vidas destes homens que arriscam a vida a cada grande prémio.

2. Senna  (2010)

senna2010

Um documentário que podia bem ser ficção, não só pela capacidade de prender a atenção e pelas suas qualidades técnicas, mas também pela trama real que foi a (curta) vida de Ayrton Senna. O filme arrebatou público e crítica, conquistando prémios em festivais pelo mundo fora. Absolutamente revigorante, divide com Rush o título de melhor filme acerca da Fórmula 1.

3. Rush  (2013)

rush2013

Sobre Rush já muito foi escrito na nossa crítica sobre este filme de Ron Howard, mas não é demais sublinhar que a uma excelente história verídica – a da acesa rivalidade entre Niki Lauda e James Junt – se juntou um excelente argumento e uma óptima realização, compondo-se assim um dos filmes mais empolgantes de 2013 até ao momento.

4. 1  (2013)

1 formula 1 2013

Em jeito de antecipação, outro documentário. Mais convencional que Senna, 1 é muitíssimo recente e pouco divulgado até ao momento. Narrado por Michael Fassbender, a sua mais valia consiste no vasto leque de pilotos e personalidades que consegue reunir e captar em discurso directo, dando conta de uma geração de homens que ao conduzir no limite do risco acabaram por transformar a modalidade.

Advertisements

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s