Num programa com páginas a mais para uma visualização rápida, o Cinemaville dá uma ajuda com este guia com 10 destaques do Doclisboa’13.
Começamos com filmes revolucionários que desafiam o status quo. Bons para reavivar que viver não é simplesmente deixar os dias passar e que é urgente questionar e perceber o que se passa ao nosso redor e dentro de nós. Para começar, deixem-se contagiar com palavras, acções e a música de Pussy Riot.
1. Pussy Riot: A Punk Prayer
25 OUT. 19:30 – Culturgest – Gr. Auditório
29 OUT. 16:30 – São Jorge – Sala Manoel de Oliveira
Depois entramos em temáticas igualmente políticas com dois filmes da secção riscos, qual deles o mais pertinente…
2. Mocracy – Neverland in Me
Trata-se de um filme que pretende ser uma analogia à democracia em 4 fases: o crescimento da democracia política, o crescimento da democracia em linha, o crescimento do poder corporativo e o crescimento da propaganda corporativa como forma de proteger o poder corporativo da democracia.
25 OUT. 21:15 – Culturgest – Pq. Auditório
02 NOV. 21:45 – City Alvalade – Sala 1
3. I’m M
I’m M tem cinco capítulos qual deles o mais provocatório: (1) as imagens de propaganda feitas pela polícia e pelos militares, (2) uma classe baixa a sonhar com telenovelas, (3) uma sociedade quase indiferente para lá das classes, (4) estado e monopólios que instalaram subemprego para todos e (5), consequentemente, os cidadãos enquanto espectadores exaustos por todo o lado. Já vimos isto em qualquer lado?
26 OUT. 21:45 – City Alvalade – Sala 1
01 NOV. 19:30 – City Alvalade – Sala 1
De volta à acção directa, o documentário sobre o Unabomber, que descodificado quer dizer UNiversity & Airline BOMber, o matemático formado em Harvard que se revoltou contra a revolução da tecnologia.
4. Stemple Pass
Um filme sobre Unabomber, que apresenta a sua existência solitária, mostrando escritos profundos e proféticos e actos sociopatas de Theodore J. Kaczynski.
01 NOV. 20:00 – Culturgest – Pq. Auditório
02 NOV. 19:00 – City Alvalade – Sala 3
Numa temática mais ambientalista que questiona os valores que a nossa sociedade anda a priotizar, em detrimento do respeito pelo planeta El Impenetrable lança a discussão…
5. El Impenetrable
Este é um verdadeiro western num dos últimos territórios virgens do mundo: o Chaco paraguaio. O realizador pretende estabelecer um parque nacional de 5.000 hectares com a terra que o pai lhe deixou, mas os vizinhos, as petrolíferas e os cultivadores de soja transgénica, que destroem a floresta, não parecem gostar muito da ideia.
25 OUT. 16:15 – City Alvalade – Sala 3
01 NOV. 22:00 – City Alvalade – Sala 3
6.Tarr Béla, I used to be a Filmmaker
De Dezembro de 2008 até Junho de 2010, Béla Tarr e o companheiro Agnès Hranitzky reuniram a sua família cinematográfica perto de Budapeste para o seu último filme: O Cavalo de Turim. Durante alguns meses no set da sua grande obra, Béla Tarr convidou todos os membros da equipa a experienciarem as condições de vida das suas personagens fictícias.
25 OUT. 17:00 – City Alvalade – Sala 1
03 NOV. 21:45 – City Alvalade – Sala 3
7. E Agora? Lembra-me
O documentário autobiográfico português E agora? Lembra-me retrata as memórias e a história de vida do realizador que luta contra os vírus da Hepatite C e HIV. A sua jornada conquistou a adoração de Locarno, onde lhe foi atribuído Prémio Especial do Júri.
29 OUT. 21:30 – Culturgest – Gr. Auditório
01 NOV. 18:15 – City Alvalade – Sala 3
8. Manakamana
Este filme é um retrato do impacto da tecnologia na experiência espiritual, descortinando relações entre o sagrado e o profano na vida quotidiana.
27 OUT. 19:00 – City Alvalade – Sala 3
29 OUT. 18:30 – City Alvalade – Sala 3
Na secção Heart Beat para além das Pussy Riot destacamos ainda:
9. I love Kuduro
I Love Kuduro desvenda a origem do mais popular movimento cultural urbano de Angola. O documentário retrata a forma como se propagou de Angola para o mundo e o que gira em torno desta cultura urbana Luandense.
27 OUT. 22:00 – São Jorge – Sala Manoel de Oliveira
10. Dizzy Gillespie
Imagens raras do lendário músico de jazz Dizzy Gillespie, enquanto ele fala sobre o seu começo e sobre teorias musicais – e toca na sua famosa trompete curva.
28 OUT. 19:15 – São Jorge – Sala 3
02 NOV. 21:15 – São Jorge – Sala 3