Lisbon & Estoril Film Festival 2013 em 10 filmes

destaque_LEFFEST_2013

O Lisbon & Estoril Film Festival tem início marcado para hoje à noite com o novo filme dos irmãos Coen, Inside Llewyn Davis. A partir daqui e durante 10 dias o trajecto entre Lisboa e Estoril deverá ser frequentemente percorrido por todos os que não queiram perder a mais forte e ambiciosa programação que o festival já apresentou. Se todas as atenções se viram imediatamente para os filmes Fora de Competição, onde figuram desde logo os vencedores dos principais festivais de cinema mundiais, também a secção competitiva apresenta motivos de sobra para resgatar a nossa atenção, para além das diversas retrospectivas, homenagens, concertos, leituras, conversas, exposições e muito mais. Focando na Selecção Oficial, aqui fica um itinerário de propostas para um festival em pleno!

Fora de Competição

A Vida de Adéle: Capítulos 1 e 2

AVidaAdele_poster

A vida de Adèle, uma adolescente de 15 anos, muda quando conhece Emma, uma jovem com cabelo azul que a apresenta ao desejo e à vontade de se afirmar como uma mulher adulta. Diante do olhar dos outros, Adèle cresce, procura-se, perde-se, encontra-se. Este filme foi o grande vencedor da edição de 2013 do Festival de Cinema de Cannes. O certame distinguiu, pela primeira vez, duas actrizes em simultâneo.

Dia 16: 21h00 | Centro de Congressos do Estoril – Estoril
Dia 17: 19h30 | Monumental – Sala 4 – Lisboa

Fruitvale Station – A Última Paragem

FruitvaleStation

Óscar Grant (Michael B. Jordan), um rapaz de 22 anos, acorda na manhã de 31 de Dezembro de 2008 com a sensação de que algo de estranho se passa. Sem certezas, toma isso como um sinal para recomeçar a sua vida mas apercebe-se que a mudança não será fácil. O filme ganhou o prémio do júri e do público na última edição do Festival de Sundance.

Dia 14: 21h45 | Monumental – Sala 2 – Lisboa
Dia 15: 19h15 | Centro de Congressos do Estoril – Estoril

Vénus de Vison

venusVison_poster

Sozinho num teatro parisiense após um dia de audições a actrizes para a peça que está prestes a encenar, Thomas (Mathieu Amalric) lamenta ao telefone o fraco desempenho das candidatas. Mas Vanda (Emmanuelle Seigner), um verdadeiro turbilhão de energia e tão desenfreada como atrevida, está disposta a convencê-lo de que é a pessoa certa para o papel. Roman Polanksi regressa num registo relativamente semelhante ao de O Deus da Carnificina.

Dia 8: 24h00 | Centro de Congressos do Estoril – Estoril
Dia 9: 22h15 | Monumental – Sala 4 – Lisboa

O Passado

OPassado_poster

Depois de quatro anos de separação, Ahmad chega a Paris a partir de Teerão, a pedido de Marie, a sua esposa francesa, para realizar as formalidades do seu divórcio. Após a nomeação para o Oscar de Melhor Argumento com Uma Separação, este é o mais recente filme de Asghar Farhadi.

Dia 10: 21h00 | Monumental – Sala 4 – Lisboa
Dia 12: 22h00 | Centro de Congressos do Estoril – Estoril

O Grande Mestre

O Grande Mestre poster

Wong Kar Wai coloca-nos no mundo das artes marciais, onde existem muitos Mestres, mas o título de Grande Mestre pertence apenas a uma lenda. O professor de Bruce Lee, de nome Ip Man, era um homem  de acção que sabia que o último homem a ficar de pé seria o escolhido. Ele acreditava ser esse homem até conhecer uma verdadeira rival; um génio das artes marciais vindo da Manchúria chamada Gong Er que era considerada uma lenda… e uma linda mulher.

Dia 14: 21h30 | Monumental – Sala 4 – Lisboa
Dia 15: 21h30 | Centro de Congressos do Estoril – Estoril

Inside Llewyn Davis

Inside Llewyn Davis poster

Os irmãos Coen mostram-nos uma semana na vida de um jovem cantor no mundo musical de Greenwich Village, em 1961. Llewyn Davis encontra-se numa encruzilhada. Quando um Inverno severo atinge Nova York, o jovem, com a sua guitarra na mão, luta para ganhar a vida como músico e enfrenta obstáculos aparentemente intransponíveis, começando com aqueles que ele mesmo cria.

Dia 8: 22h00  | Monumental – Sala 4 – Lisboa
Dia 9: 19h00 | Centro de Congressos do Estoril – Estoril

Em Competição

A Batalha de Solferino

batalha

Numa reflexão que questiona o que é público e o que é privado, Justine Triet escolheu um domingo que poderia ser como qualquer outro, mas a última gota fez o copo transbordar… O realizador faz um brilhante paralelo entre o delírio das massas e o da crise de nervos de uma relação íntima, numa França actual.

Dia 14: 15h00 | Centro de Congressos do Estoril – Estoril
Dia 14: 22h00 | Monumental – Sala 1 – Lisboa
Dia 16: 14h30 | Monumental – Sala 1 – Lisboa

Short Term 12

short term 12

Filme seleccionado para o Leopardo de Ouro e vencedor da última edição de Locarno  para melhor actriz, conta ainda com os prémios do Júri Junior; prémio do júri ecuménico e uma menção especial. Short Term 12 é um filme sobre o período conturbado que pode ser a adolescência. O filme segue o percurso de Grace, de vinte e poucos anos, supervisora de uma instituição para adolescentes em situação de risco. Apaixonada pelo seu trabalho, ela dedica muita atenção aos jovens, embora lute em simultâneo com o seu passado conturbado.

Dia 12: 15h00 | Centro de Congressos do Estoril – Estoril
Dia 12: 21h30 | Monumental – Sala 2 – Lisboa
Dia 15: 14h30 | Monumental – Sala 3 – Lisboa

The Strange Little Cat 

the strange

Nesta surpreendente estreia na longa-metragem, o suíço Ramon Zürcher extrai da coreografia dos gestos do quotidiano uma inusitada sitcom, uma pequena sinfonia que perturba a nossa percepção da realidade, dinamitando qualquer hipótese de abordagem naturalista.

Dia 13: 17h00 | Centro de Congressos do Estoril – Estoril
Dia 13: 21h45 | Monumental – Sala 1 – Lisboa
Dia 15: 16h30 | Monumental – Sala 1 – Lisboa

Tip Top

tip top

A história de duas comissárias da polícia francesas, Esther Lafarge (Isabelle Huppert) e Sally Marinelli (Sandrine Kimberlain), que chegam da grande cidade e instalam-se numa esquadra de província com a missão de investigarem a obscura morte de um informador de origem argelina. Um inquérito ao burlesco e ao absurdo como, talvez, já não se via no cinema francês desde os anos 70, com um thriller furioso, iconoclasta, série B, deliciosamente fora de moda, a fazer do nonsense a sua maior linha de força.

Dia 9: 22h00 | Monumental – Sala 1 – Lisboa
Dia 10: 15h00 | Centro de Congressos do Estoril – Estoril
Dia 14: 14h15 | Monumental – Sala 2 – Lisboa

Advertisements

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s