Lisbon and Estoril Film Festival 2013: Encontros com os cineastas e actores

destaque_LEFFEST_2013

Este slideshow necessita de JavaScript.

Elia Suleiman – Work in Progress

O cineasta regressa ao Estoril para realizar um Encontro com o público – “Work in Progress” – onde falará sobre a sua carreira e os seus projectos. O evento, a ter lugar no Espaço Nimas, é de entrada livre.
Comparado muitas vezes a Jacques Tati ou Buster Keaton, pela conjugação exemplar entre elementos burlescos e poéticos nos seus filmes, Elia Suleiman é um dos mais conceituados cineastas mundiais.
O seu último filme, “O Tempo Que Resta” (2009), retrata o nascimento do Estado de Israel, desde a fundação, em 1948, até aos nossos dias. Nele, o realizador, recria situações familiares inspiradas em memórias pessoais, nos diários do seu pai — que combateu na resistência palestiniana— e nas cartas que a sua mãe escreveu a familiares que foram forçados a abandonar o país

Dia 10: 18h00
Espaço Nimas – Lisboa

Masterclass com Edgar Reitz

O realizador estará no Lisbon & Estoril Film Festival para apresentar a prequela de “Heimat”: “Home from Home: Chronicle of a Vision”. Aqui, temos a história de uma Alemanha fragilizada pelo rigor climatérico, pela escassez de alimentos e pelas investidas da Prússia. Considerado pelo Der Spiegel como um “magnífico completar de uma obra-prima”, a série mostra o recrutamento de jovens alemães por parte da Corte Portuguesa com vista à colonização do Brasil.

Dia 13: 18h00
Monumental – Sala 4 – Lisboa

Masterclass com Aleksadr Sokurov

Para Susan Sontag, Sokurov era o realizador no activo que a intelectual americana mais admirava e da sua lista de filmes preferidos dos anos 90, dois eram do russo. Documentarista do quotidiano, Sokurov acompanhou o dia a dia dos soldados russos em várias ofensivas militares. Em 1994, seguiu as tropa até à fronteira entre o Tajiquistão e o Afeganistão, tendo filmado a desolação e o medo dos jovens soldados. O seu projecto mais ambicioso é uma tetralogia que explora os limites do poder — os seus efeitos corruptos e ligações à natureza do ser humano. Os três primeiros filmes incidem na história de líderes políticos marcantes: Hitler (“Moloch”, 2000), Lenine (“Taurus”, 2000) e Hirohito (“O Sol”, 2004). Recentemente, adaptou o texto de Goethe sobre o mito de Fausto, um homem que vendeu a alma ao diabo em troca de poder. Com “Fausto”, Sokurov venceu o Leão de Ouro do Festival de Cinema de Veneza, em 2011.

Dia 18: 18h30
Espaço Nimas – Lisboa

Being Juliette Binoche

Conversa com a actriz Juliette Binoche.

Em 1985, consegue o seu primeiro papel de relevo, no filme “Je Vous Salue, Marie”, de Jean-Luc Godard. Afirmou, numa entrevista ao Expresso em 2009, que o realizador a contratou depois de ter reparado no seu olhar numa fotografia. Três anos depois, com apenas 23 anos, Binoche atrai a atenção do público e da crítica com a sua participação em “A Insustentável Leveza do Ser”, de Philip Kaufman, uma adaptação do livro homónimo de Milan Kundera. Aqui interpreta o papel de Tereza, revelando-se “quase etérea na sua beleza e inocência”, segundo um crítico de renome do Chicago Sun-Times.
Seguiram-se mais de 40 filmes, entre os quais “Azul”, o primeiro da trilogia das cores de Krzysztof Kieślowski, e “O Paciente Inglês”, de Anthony Minghella, com qual conquistou um Oscar. Esta é a segunda vez que Juliette Binoche vem a Portugal no âmbito do LEFFEST. Em 2009, foi alvo de uma homenagem e apresentou uma exposição intitulada “Portraits In-Eyes”, com retratos de realizadores com quem trabalhou. Entre eles constam Michael Haneke, Abel Ferrara, Abbas Kiarostami e Leos Carax.

Dia 17: 19h45
Espaço Nimas – Lisboa

Advertisements

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s