O cinema de animação da Galiza vai estar em destaque hoje no CINANIMA:
14 h Retrospetiva
15h30 Conferência de Severiano Casalderrey centrada no cinema animado produzido naquela comunidade autónoma espanhola.
16 h Exibição do primeiro de dois programas temáticos sobre animação e literatura, com filmes baseados nas obras “Crime e castigo”, de Dostoievsky,” A salvação de Wang Fo”, de Yourcenar, e “O nariz”, de Gogol.
17h30 Apresentação dos filmes finalistas do Cartoon d’Or, numa projeção na Biblioteca Municipal de Espinho, com entrada livre.
18 h “Que lindo dia!”(It’s such a beautiful day), de Don Hertzfedt. Trata-se do terceiro filme de uma trilogia em que o autor promove a abordagem psicológica de um homem como tantos outros, Bill, e os seus problemas existenciais.
21h30 Exibição de 13 filmes, 6 deles franceses e outros da Dinamarca, Finlândia, Canadá, Itália, Espanha, Holanda e Eslováquia.
No que respeita às actividades paralelas, o CINANIMA oferece nesta quinta-feira, 14, além da já mencionada conferência sobre o cinema de animação na Galiza, uma oficina voltada para a rotoscopia, uma técnica que consiste na utilização de imagens reais para desenhar modelos animados, com orientação de Nuno Mendanha, Manuel Sá e Ana Fernandes.
O festiva decorre até ao dia 17 e a programação completa pode ser consultada no site oficial.