De entre as diversas cenas com elevada carga emocional do filme Gravidade, o pedido de ajuda da Dra. Stone (Sandra Bullock) através do rádio é uma das que mais se retém na memória pela fragilidade da personagem que nela é exposta. Dá-se um débil contacto com a terra no qual se trocam algumas palavras (apesar da incompatibilidade dos idiomas falados), se ouve o uivar de cães e o som de um bébé. Todos estes sinais, por si mesmos insignificantes, enchem-se de significado e reavivam a faceta terrestre perante o desespero de Stone. Mas que cenário estaria realmente no ponto oposto desta transmissão via rádio?
É isso mesmo que esta curta-metragem escrita e realizada por Jonas Cuarón (que também assina o argumento de Gravidade) nos mostra, provavelmente algo bem diferente daquilo que imaginámos mas indiscutivelmente um interessante exercício de spin-off e de alargamento do imaginário do filme de Alfonso Cuarón, ainda que dependa inteiramente deste para que faça sentido.
Aningaaq | 2013 | 7 mins | Realização e Argumento: Jonás Cuarón | Elenco principal: Sandra Bullock, Orto Ignatiussen e Lajla Lange