CICLO À LA CARTE: 5 filmes sobre Nelson Mandela

Faleceu na passada quinta-feira uma das figuras mais importantes do século XX, um símbolo de coragem ao serviço da humanização da nossa espécie. De tão inspiradora que foi a sua vida, não raras vezes o cinema foi beber ao seu percurso e transportou-o para o grande ecrã. Neste ciclo em jeito de homenagem, destacamos cinco filmes em que Madiba surge no centro da narrativa e que permitem conhecer a sua história um pouco melhor.

1. À Margem da Lei  (1997)

Mandela-and-de-Klerk

Sidnei Poitier e Michael Caine interpretam as personagens principais deste telefilme que foca o momento em que o presidente F.W. De Klerk se vê forçado por pressões externas e pela onda de inssureição interna a anunciar a libertação de Nelson Mandela, encarcerado desde 1964, e a legalização do Congresso Nacional Africano (ANC). Uma abordagem que comporta um certo realismo não apenas porque a rodagem teve lugar na África do Sul mas porque incorpora imagens de arquivo que amplificam a carga dramática de algumas cenas.

2. Mandela: Meu Prisioneiro, Meu Amigo (2007)

goodbye-bafana

Realizado por Bille August, este filme situa-se em pleno apartheid e centra-se na história real de um guarda prisional (Joseph Fiennes), cuja vida ficou marcada para sempre por um prisioneiro que estava encarregue de supervisionar: Nelson Mandela (Dennis Haysbert)

3. Invictus (2009)

Invictus

Certamente o mais mediático dos retratos de Mandela no cinema , Invictus, de Clint Eastwood, aborda o modo como Madiba (Morgan Freeman) procurou no seu primeiro mandato conciliar o conflito racial provocado pelo regime do apartheid através da união em torno da selecção nacional de râguebi, com a ajuda do carismático capitão da equipa Francois Pienaar (Matt Damon).

4. Winnie (2011)

winnie

Aqui o ângulo é o de Winnie Mandela (Jennifer Hudson), seguindo-se o seu trajecto desde a infância até ao casamento com Nelson Mandela (Terrence Howard) e ao encarceramento do marido. Embora também tenha tido um papel politicamente activo no seu país, Winnie ficou sobretudo conhecida por ser esposa de Mandela durante o seu período passado na prisão, sendo que um conjunto de escândalos e acusações de que Winnie foi alvo viriam a contribuir para a sua separação após a libertação de Mabida.

5. Mandela: Longo Caminho para a Liberdade (2013)

Mandela: Longo Caminho Para a Liberdade

Com estreia prevista em Portugal para Janeiro de 2014, trata-se de uma crónica de Nelson Mandela baseada na autobiografia com o mesmo título que segue o sul africano desde a infância numa aldeia rural até se tornar no primeiro presidente democraticamente eleito na África do Sul. Este filme de Justin Chadwick celebra este homem notável e a sua luta por causas maiores tendo como pontos mais fortes as prestações de Naomie Harris, como Winnie Mandela, e principalmente de Idris Elba, que dá corpo a uma das melhores interpretações Mandela de sempre.

Anúncios

One response to “CICLO À LA CARTE: 5 filmes sobre Nelson Mandela

  1. Pingback: Cultura – Cinema – Dica = 5 filmes sobre Nelson Mandela : | MAURO CONDÉ (malucomg@) * A ORIGEM DO MALUCO=MAuro LUcio COnde * BLOG DE QUASE MEIO MILHAO DE LEITORES (META 2013) - O BLOG DOS MELHORES LEITORES DA INTERNET * NÃO É GOOGLE, NÃO ·

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s