A 64ª edição do Festival de Cinema de Berlim começa hoje e dura até ao próximo dia 16. O filme de abertura será The Grand Budapest Hotel, do realizador Wes Anderson. Um filme que cria mais um universo fantástico criado pelo realizador e que conta as aventuras de Gustave H um lendário concierge do hotel e do seu amigo Lobby Boy.
A programação do Festival conta com mais de 400 filmes, na secção fora de competição estarão Ninfomaníaca na versão longa e não censurada de Lars von Trier, Monuments Men de George Clooney.
Portugal estará também representado na categoria de curta metragem com dois filmes: As rosas brancas sobre memória, perda e morte, é o quinto filme de Diogo Costa Amarante, e “Taprobana”, de Gabriel Abrantes, numa coprodução entre Portugal, Sri Lanka e Dinamarca, descrita como uma comédia que acompanha a lua-de-mel do poeta Luís Vaz de Camões. Ambos concorrem ao urso de ouro para melhor curta.
A competição internacional de longas-metragens conta com Aimer, boire et chanter, de Alain Resnais, Boyhood, realizado por Richard Linklater e protagonizado por Ethan Hawke e Patricia Arquette, La belle et la bete, realizado por Christophe Gans e protagonizado por Vincent Cassel e La Voi de l”enemi, de Rachid Bouchareb e protagonizado por Forest Whitaker.
James Schamus, produtor e guionista norte-americano, está à frente do júri, e o painel internacional inclui também Christoph Waltz (Django Libertado), a produtora Barbara Broccoli (007 Skyfall), o realizador Michel Gondry (A Espuma dos Dias), a actriz Trine Dyrholm (Num Mundo Melhor), Greta Gerwig (Francis Ha), a realizadora Mitra Farahani (Fifi Howls from Happiness), e a estrela do cinema de Hong Kong Tony Leung (Disponível para Amar).
Pingback: Destaques da Berlinale 2014 | PFTN·