«Um Segredo do Passado»

um segredo

Um Segredo do Passado é o mais recente filme de Jason Reitman que deixa assim o registo de comédia negra (patente em Young Adult, Up in the air ou Juno) para realizar um romance baseado no livro de  Joyce Maynard. O argumento aborda através dos percursos das suas personagens o poder do amor e as diferentes prisões em que ele nos pode manter cativos.  O filme começa com um travelling por uma estrada rodeada por árvores, levando-nos aos subúrbios de uma localidade ponteada com moradias. Os sons da natureza misturam-se com uma trilha sonora tensa deixando no ar que algo está a chegar.

Entramos dentro de uma casa onde através de close-ups vemos a rotina diária de uma manhã, Henry prepara o pequeno almoço, liga o gira discos e vai acordar a sua mãe. Estamos no fim dos anos oitenta e através da voz off do filho vamos conhecendo a história deste par inseparável. Henry (Gattlin Griffith) e Adele (Kate Winslet) olham-se ao espelho denunciando uma devoção mutua. Adele, abandonada pelo seu marido, tem uma postura apática, aprisionando-se pela insegurança e depressão que a dominam. Henry toma em suas mãos a missão de ser filho e marido tentando ocupar alguns dos lugares comuns, seja fazer arranjos em casa ou levar o café da manhã à cama. Tudo muda quando vão ao supermercado fazer as compras do mês e encontram um homem com um ferimento que lhes pede uma boleia. De um modo calmo mas assertivo Frank (Josh Brolin) coage Adele a conduzi-lo até sua casa e dar-lhe abrigo. A tensão dos olhares é quase mais importante do que as palavras e há uma confiança que se vai transmitindo quase por telepatia entre Adele e Frank. A química entre os dois actores é muito credível e é um dos pontos fortes do filme.

Labor Day film still

Os meios de comunicação são o que conecta Adele com o mundo exterior, transmitindo a notícia e alarmando a população sobre um condenado por homicídio que se encontra a monte depois de ter saltado do hospital onde estava a ser operado. Na tentativa de não tornar Adele e Henry seus cúmplices, Frank, prende-os em cadeiras e começa a cuidar desta família. O cozinhar tem um papel simbólico muito importante, Frank começa a alimentar um lado há muito esquecido por Adele. A preparação de uma receita precisa da combinação correcta de ingredientes, no tempo certo e de uma dose de amor. Os planos detalhe mostram imagens muito sensoriais da preparação de uma tarte, focando as mãos que se misturam com os pêssegos, a colher que leva à boca de Adele um pedaço de tarte quente, transmitindo uma sensação erótica e a fusão de elementos bem como de almas. A analogia da comida com a futura relação fica realçada com o término da tarte quando Frank diz “deixa-me pôr um telhado nesta casa”.  Logo de seguida assistimos a uma conversa mãe/filho sobre sexo, onde ela diz “há uma outra fome, uma fome pelo toque humano, pelo desejo”.  A banda sonora que até agora adensava a tensão, é substituída pelo romance de uma guitarra dedilhada, fazendo assim a passagem de Frank o fugitivo para o homem da casa.

O filme segue uma narrativa linear com excepção dos flashbacks que vão sendo salpicados ao longo do filme mostrando os segredos do passado de Frank e Adele, e que explicam as pessoas que ambos são no momento presente, e como tudo aconteceu.

Kate Winslet mais uma vez representa uma mulher real, longe da fantasiosa Hollywood e das divas que acordam maquilhadas, relembrando por vezes a sua personagem em O Leitor, no que respeita à caracterização. Henry sofre diversos avanços temporais realçando a representação de Gattlin Griffith como um jovem submisso a uma missão maior que ele próprio, e mais tarde Tobey Maguire, que é o narrador da história, como um adulto independente feliz e orgulhoso do seu passado.

Com uma história tocante e com um bom ritmo Um Segredo do Passado  mantém o espectador interessado neste romance onde o amor é veneno e antídoto,  podendo criar prisões dentro de nós, mas ser também a única chave para nos libertar-mos das mesmas.

Classificação (0-10): 7

Um Segredo do Passado | 2013 | 111 mins | Realização e argumento: Jason Reitman| Elenco principal: Kate Winslet, Josh Brolin, Gattlin Griffith 

Anúncios

One response to “«Um Segredo do Passado»

  1. Pingback: «Um Segredo do Passado» | PFTN·

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s