Monstra 2014: O Segredo de Kells

secret_of_kells

A animação tradicional 2D criada pela Ireland’s Cartoon Salon, The Secret of Kells é uma analogia ao poder do conhecimento, que provinha das obras preservadas e divulgadas pelos mosteiros. A narrativa passa-se em tempos anteriores ao nascimento da Irlanda e Escócia enquanto nações, durante as invasões dos Vikings Norse que levavam à destruição dos povos através de fogos e lutas desiguais, numa altura em que o conto e os mitos tinham uma grande tradição e eram passados boca a boca como um saber do povo.

O filme gira em volta d’O Livro de Iona, trazido por Aidan (um iluminista) que fugia da sua ilha, acabada de ser atacada, um livro feito por ele e seus companheiros monges iluministas, que se encontra por acabar. Este livro diziam ser tão belo que cegaria todos os pecadores por simplesmente o contemplarem.
A demanda para Brendan, o jovem protagonista, é então munir-se de todas as coisas necessárias para fazer a ilustração central do livro, tendo (claro está) de passar por inúmeros perigos. Contra Brendan está o seu tio, velho amigo de Aidan, mas que deixou a velha arte de iluminista, e se foca de modo obcecado em construir muralhas e defesas para tentar subsistir ao ataque dos Vikings.

A estética do filme é encantadora, muito bem conseguida e totalmente harmoniosa com a banda sonora, que nos embala através do tempo, nos mitos celtas. Para dar uma volta pelo mundo mágico de Kells é só ir até ao  Cinema City Alvalade este sábado dia 22 pelas 18h00.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s