Destaques do programa da 7ª Edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano

FestaCinemaItaliano2014

É verdade, chegou aquela altura do ano em que esquecem os filmes americanos de fim-de-semana da Paramonte e da MJM (não desejo ser processado pelas verdadeiras empresas) e vão a festivais de cinema, fresquinhos e nacionais, para ver verdadeiro cinema de autor, consciente e profundo.

Este ano realiza-se a 7ª edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano, de 10 a 18 de Abril no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, de 21 a 23 de Abril no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, de 24 a 27 de Abril na Casa das Artes, no Porto, de 8 a 11 de Maio no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal e de 16 a 18 de Maio no Cine-Teatro Louletano, em Loulé. Como podem ver, não há razão para faltarem a este evento, estejam onde estiverem neste país.

Se o nome do festival não é suficiente para vos acicatar uma curiosidade comichosa que, para quem não sabe, é batizado segundo o nome da maior obra do grande mestre italiano Frederico Fellini, então deixo a seguir os destaques da edição deste ano que promete ser das melhores, com várias antestreias e a competição habitual.

O festival temeste ano por tema A Familia Italina – La Famiglia e terá mostras de algumas das melhores longas-metragens produzidas na bota da Europa durante este ano. A secção competitiva terá a participação de jovens cineastas, alguns deles concorrem com as primeiras obras. As películas a concurso são L’Arbitro, de Paolo Zucca, La Mafia Uccide Solo D’Estate, de Pierfrencesco Diliberto, La Mia Classe, de Danielle Gaglianone, La Prima Neve, de Andrea Segre, Salvo, de Fabio Grassadonia e Antonio Piazza, The Special Need, de Carlo Zoratti e Zoran, il mio nipote scemo, de Matteo Oleotto. Os júris convidados deste ano serão: a atriz Rita Blanco, o fadista Camané e a jornalista e autora Maria João Seixas.

O público do 8 ½ terá também a oportunidade de escolher um filme para ganhar o Prémio Canais TV Cine.

A secção Amarcord, que nos permite dar um passeio melancólico pelas entranhas do cinema clássico irá fazer uma homenagem a Mario Bava, autor emblemático do cinema Italiano, que celebra este ano o centenário do seu nascimento. O seu filho, Lamberto Bava, estará no festival, entre outros nomes, como o realizador do La Mia Classe, Daniele Gaglianone, o músico Vinicio Capossela, o produtor e cineasta Gianluca Arcopinto e o vice-diretor da Cineteca del Friuli di Gemona, Lorenzo Codelli.

Destacamos as antestreias exclusivas em Portugal: Viva la Libertá, de Roberto Andó e Il Capitale Humano, de Paolo Virzi, para além dos já referidos The Special Need, Salvo e Zolan, il mio nipote scemo.

Obrigatória é, ainda, a exibição da obra perdida do mestre Orson Welles, Too Much Johnson, que teve estreia mundial em Outubro e é agora mostrada ao público em Portugal. Mas o 8 ½ não é só cinema, integrado na secção Dopo le 8 1/2, vão haver festas, aulas de italiano para quem deseje aprender a língua dos Medicis e um Cine-Jantar com a exibição do filme O Último Tango em Paris, de Bernardo Bertolucci. Será feito o lançamento do primeiro romance póstumo do escritor italiano Antonio Tabucchi com o nome Para Isabel.

8 ½ Festa do Cinema Italiano é um festival de cinema organizado pela Associação Il Sorpasso, que conta o patrocínio principal da TopAtlântico, com o apoio da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, é uma parceria estratégica CML/EGEAC e uma co-produção com o Cinema São Jorge.

Mais informações em: www.festadocinemaitaliano.com

 

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s