De 9 a 15 maio o São Jorge e Cinemateca Portuguesa recebem Panorama – 8ª Mostra do Documentário Português. O Panorama regressa este ano com uma homenagem à realizadora Catarina Alves Costa, uma das mais importantes figuras do documentário português, destacando-se igualmente uma secção dedicada a alguns filmes etnográficos alemães sobre Portugal. Esta mostra anual não competitiva, dedicada ao cinema documental exibirá no Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa, 62 filmes ao longo de sete dias, muitos deles curtas-metragens, realizados por portugueses ou feitos em Portugal, naquela que pretende ser a mais significativamostra do género no nosso país.
Senhora Aparecida, filme realizado por Catarina Alves Costa há 20 anos (1994), merecerá honras de abertura da mostra no dia 9 de maio, às 21h, no Cinema S. Jorge. Da restante programação destaca-se a secção Olhares Estrangeiros sobre Portugal/Cinema Etnográfico Alemão, numa parceria com o Goethe-Institut Portugal e a Fundação Alfred Ehrhardt, com apresentação de obras de dois cineastas alemães, Alfred Ehrhardt e Hubert Fichte, que filmaram no nosso país nos anos 1950 e 1960, bem como a coleção de filmes do Göttingen Institut, realizados nos anos 1970, cedidos pelo Museu de Etnologia.
Haverá lugar para uma secção de filmes dedicados a Lisboa, tendo como objetivo pensar a cidade e refletir sobre o que é filmar em espaço urbano.
O Panorama terá ainda um workshop de Realização no Filme Etnográfico com Catarina Alves Costa sobre Práticas, e conferências NAVA sob o tema Antropologia Visual em Rede: Usos da Imagem/Pesquisa, Rodagem, Montagem, em colaboração com o CRIA-Centro em Rede de Investigação em Antropologia.
Programa disponível em www.panorama.org.pt/2014