Ciclo Jim Jarmush em Lisboa e no Porto

Junho é o mês de Jim Jarmusch. A Medeia Filmes em parceria com as distribuidoras Alambique e Leopardo Filmes promovem nas cidades de Lisboa e Porto, alguns dos filmes do realizador Jim Jarmusch. A partir de 5 de Junho no Espaço Nimas, na capital, e no Teatro Municipal Campo Alegre, no Porto, podemos ver  algumas obras da sua carreira, desde os anos 90 até de 2003, entre os quais: Sempre em FériasPara além do paraíso,Vencidos pela LeiO Comboio MistérioNoite na Terra e Homem Morto  (versões restauradas e apresentadas em cópias digitais) e Ghost Dog – O método do SamuraiCafé e Cigarros (2003). Os bilhetes para cada sessão do ciclo têm o custo de 4 euros.

Depois, dia 12 de Junho estreia Só os Amantes Sobrevivem, seleccionado para a edição 2013 do Festival de Cannes, o filme que teve pré estreia em Portugal no LEFFEST’13.

 

BIOGRAFIA

Jim Jarmusch nasceu em Cuyahoga Falls, no Ohio, a 22 de Janeiro de 1955, filho de uma crítica de cinema e teatro do Akron Beacon Journal que deixou de escrever depois de casar. Foi a mãe que lhe incutiu o gosto pelo cinema ao deixá-lo na sala para as duplas sessões da matinée enquanto ia fazer as suas compras. A avó transmitiu-lhe o gosto pela leitura e ele transformou-se num ávido leitor. Estudou Jornalismo em Chicago, antes de ser convidado a desistir por não fazer nenhuma cadeira e seguir para a Universidade de Columbia, onde estudou Literatura Americana e Inglesa. No último semestre, decidiu passar o Verão em Paris, estadia que se prolongou por dez meses, passados a trabalhar como motorista de entregas de uma galeria de arte e na Cinemateca Francesa – “foi aí que vi coisas sobre as quais apenas tinha lido ou ouvido falar”, disse o próprio numa entrevista ao The New York Times. Depois de se formar na Universidade de Columbia, inscreveu-se na Tisch School of Arts da Universidade de Nova Iorque onde passou quatro anos a estudar cinema, enquanto fazia parte da cena de cultura alternativa que tinha o clube CBGB como epicentro. No último ano de curso foi assistente de Nicholas Ray que era professor na escola. O seu primeiro filme, SEMPRE EM FÉRIAS, tem a curiosidade de ter sido recusado pela Tisch School que não lhe deu por isso a licenciatura. Mal sabiam que estavam a contribuir para a aura de um realizador que se tornaria num dos maiores nomes do cinema independente americano. Contando com esse filme, estreado em 1980, Jarmusch conta com 20 longas-metragens no seu currículo, estando por esta altura a trabalhar na pós-produção de um documentário sobre a banda punk THE STOOGES que será o 21.º filme. SÓ OS AMANTES SOBREVIVEM, com Tilda Swinton, é o seu último filme.

 

 

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s