Mostra de Cinema “Olhares Sobre Angola” na Cinemateca Portuguesa

OlharesAngola2014

A mostra de cinema Olhares Sobre Angola regressa de 2 a 3 de julho à Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema para a sua terceira edição. Depois do sucesso da última edição, com várias sessões esgotadas, Olhares Sobre Angola volta a um dos mais nobres espaços de exibição cinematográfica lisboetas, com uma programação integralmente dedicada ao cinema produzido em Angola, permitindo ao público português conhecer os novos autores deste país e aproximar-se desta cultura em atual efervescência.

Tudo começa na quarta-feira, às 19H, com a projecção de Angola, Ano ZeroO documentário vai ser apresentado pelo realizador Ever Miranda Palacio e convida-nos a entrar na nova realidade angolana através de um diálogo entre emigrantes, após 30 anos de guerra civil. Às 20H decorre a apresentação e lançamento do DVD “Mariano Bartolomeu – Curtas-Metragens 1989 – 2008”, com a presença do realizador. Hereros Angola de Sérgio Guerra é exibido na sessão de abertura, às 21h30, um documentário sobre o grupo étnico com o mesmo nome, habitantes das terras do sudoeste de Angola, povo Bantu. Os Herero são donos de uma tradição ancestral que é passada oralmente de pais para filhos.

No segundo dia, quinta-feira, 3 de julho, às 15H30, é hora de Aprender a Ler Pra Ensinar Meus Camaradas, do realizador João Marques Guerra, documentário musical que acompanha a jornada de dois músicos angolanos, Wyza Kendy e Dodó Miranda, que viajam até a Bahia-Brasil em busca de traços de uma ancestralidade perdida e retrata uma herança angolana fora de Angola e reencontrada através da música. Mais tarde, às 19H tem lugar a sessão Fragmentos com uma seleção dos melhores videoclips e vídeos experimentais realizados na última temporada em Angola.

Nesta sessão são exibidos os videoclips Mais e Técnologia do Ancião de Nástio Mosquito, realizados por Vic. Pereiró; Nzala Remake – MCK e Paulo Flores, uma animação de Lindomar e Olimpio de Sousa; Flamingo City e Kazukuta de Paulo Azevedo; Sentinela e Milapse of Luanda Smooth and Rave de Jorge De Palma e Apné de Binelde Hyrcan. Às 19h30, inaugura-se uma nova secção “Olhares Sobre…”, que pretende colocar em foco a obra de profissionais do cinema angolano. Nesta terceira edição, a mostra de cinema coloca os “Olhares Sobre… Mariano Bartolomeu” e traz à sala Luís de Pina uma seleção das curtas-metragens, sendo que o realizador em foco Mariano Bartolomeu vai estar presente nesta sessão. A última sessão  decorre às 22hna sala Luís de Pina com Death Metal Angola de Jeremy Xidoum filme que segue o sonho de Wilker e Sonia – organizar o primeiro concerto de rock nacional, juntando membros da cena musical hardcore angolana de várias províncias. A narrativa avança, aos solavancos, no cenário bombardeado e minado do outrora imponente Huambo.

Na sala 6X2 e com entrada gratuita, durante os dias 2 e 3 de julho das 13h30 às 21h30 são apresentados em sessão contínua e projetada em DVD filmes em depósito no ANIM – Arquivo Nacional das Imagens em Movimento da Cinemateca Portuguesa, a saber: Eu Sou, Eu Era, Eu Quero Ser Pioneiro Político de Henrique Ruivo Alves (Ritz); Rebita de realização coletiva coordenada por Manuel Costa e Silva; Kizomba, Velha Guardaum filme que fazia parte do projeto Ngoma (jornais culturais), uma realização coletiva que contou com a participação de Leonel Efe e de Alberto Sebastião, entre outros; Ngudi a Khama Cokwes de Manuel Mariano e Alberto Sebastião e Os Meus Irmão Cokwes de Manuel Mariano

Programação completa:

http://issuu.com/olharessobreangola/docs/programa_osa_2014

O preço geral dos bilhetes é de 3,20 Euros; para amigos da Cinemateca, estudantes de cinema e desempregados: 1,35 Euros; estudantes e portadores do cartão Jovem, maiores de 65 anos e reformados: 2,15 Euros.

Advertisements

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s