Doclisboa’14 apresenta as primeiras novidades

banner_tw

Começou hoje a revelar-se a 12ª edição do Doclisboa – Festival Internacional de Cinema, que terá lugar de 16 a 26 de Outubro nas cidades de Lisboa e Almada.

Do que foi apresentado em conferência de imprensa no Cinema São Jorge, o destaque vai para as duas retrospectivas. A primeira delas tem enfoque no realizador holandês Johan Van Der Keuken, que terá atenção especial na edição de 2014, nomeadamente com a projecção de obras como “Amsterdam Global Village” (1996) ou com a Trilogia “Norte-Sul”, constituída por “Diary” (1972), “The White Castle” (1973) e “The New Ice Age” (1974). A segunda, sob o nome “Neo-realismo e Novos Realismos”, proporcionará uma jornada geográfica, política e social que, tendo o neo-realismo italiano como ponto de partida, coloca em questão o lugar do cineasta e da própria sétima arte em função de diferentes espaços e tempos, evidenciando-se desde já a antologia “L’Amore in Città”, composto por seis filmes da autoria de Federico Fellini, Michelangelo Antonioni, Carlo Lizzani, Dino Risi, Alberto Lattuada, Francesco Maselli e Cesare Zavattini.

Para além das retrospectivas está assegurada a continuidade das demais secções do festival: competições portuguesa e internacional, Investigações, Riscos, Heart Beat, Cinema de Urgência, Verdes Anos, Passagens e Doc Alliance. Quanto aos locais por onde o festival se estenderá ao longo de 11 dias as estreias estreiam-se o recém-recuperado Cinema Ideal e o Cinema City Campo Pequeno, que se juntarão à Culturgest, Cinema São Jorge e Cinemateca, em Lisboa, e Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, que transformarão a geografia humana das duas cidades na rota do documentário.

Fora do grande ecrã haverá ainda lugar a uma exposição integrada na secção Passagens “Gente de Terceira Classe – Fotografia e Realismos”, que de 9 de Outubro de 2014 a Janeiro de 2015 estará patente no Museu da Eletricidade – Fundação EDP, que é também co-produtor desta iniciativa.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s