Ciclo: Cinema e a Música, n’ O Bom O Mau e O Vilão

Durante o mês de agosto documentários musicais relembram alguns dos mais excêntricos e geniais músicos  para ver n’ O Bom O Mau e O Vilão – Rua do Alecrim, ao Cais do Sodré sempre às 21h.

4 Ag
Ladies and Gentlemen… Mr.Leonard Cohen, (1965)
Um Leonard Cohen de 30 anos, filmado a preto e branco, ligeiramente parecido com Dustin Hoffman, já continha toda a poesia que o tornou no artista que conhecemos. No entanto, a sua carreira como músico era ainda um pouco embrionária e o documentário mostra-nos este jovem em Montreal, a capital da sua infância, onde regressa continuamente para “renovar as ligações neuróticas” com os seus parentes e amigos.

11 Ag
The Velvet Underground: A Symphony of Sound, (1966)
Andy Wahrol filma, na Factory, uma das mais emblemáticas bandas da segunda metade do século XX – os Velvet Undergroudn. A alemã Nico, o eterno Lou Reed e John Cale brilham nestes “screen tests” de 67 minutos, improvisando momentos de entertenimento para serem exibidos antes dos concertos. Pleno de cacofonia e irreverência, um documentário-concerto-filme de arte inesquecível.

18 Ag
Woodstock – 3 Days of Peace and Music, (1970)
Estávamos em 1969 – no Verão do Amor – quando cerca de 400 mil jovens se reuniram numa quinta perto de Nova Iorque, numa celebração de três dias da contracultura hippie e de tudo que ela representava., Livres de espírito e despidos de preconceitos, Jimi Hendrix, Sly and the Family Stone, The Grateful Dead, The Everly Brothers, Credence Clearwater Revival ou Janis Joplin foram apenas alguns dos artistas presentes. Dirigido por Mike Wadleight e com um muito jovem Martin Scorcese como editor, este documentário foi vencedor de um Óscar da Academia e é uma prova essencial de um momento inesquecível da história.

25 Ag
The Story of Ziggy Stardust, (1973)
D.A. Pennebaker filmou David Bowie na sua digressão de apoio a Aladdin Sane desconhecendo, no entanto, que Bowie planeava matar a sua popular encarnação enquanto Ziggy Stardust. O seu último suspiro – dramático e interestrelar – é gravado pela câmara de Pennebaker, reunindo filmagens inéditas enquanto é narrado por Jarvis Cocker, da BBC, contando toda a história desta personagem mítico, assim como a do seu criador.

Advertisements

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s