10 filmes essenciais para devorar no MOTELx 2014

ECRAN CINEMA2

A 8.ª edição do MOTELx – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa tem início já amanhã e promete cinco dias de cinema assustadoramente viciante, com documentários, banhos de sangue, entidades sobrenaturais, muita fantasia e, claro, mortos-vivos. Perante a amálgama de escolhas a fazer nos próximos dias não podíamos deixar de apresentar a nossa parcial mas cuidadosa selecção do que não pode deixar de ser visto este ano. Bons filmes!

1. The Raid 2

Gareth Evans regressa com esta violenta sequela de «The Raid: Redemption» (MOTELx 2012), trazendo-nos nova mistura de elaboradas coreografias de artes marciais e violência extrema, no subgénero que apelidou de survival horror.

Qua 10 · 16h00
Cinema São Jorge · Sala Manoel de Oliveira

Dom 14 · 00h15
Cinema São Jorge · Sala Manoel de Oliveira

2. Doc Of The Dead

Documentário que examina em detalhe a evolução do género zombie no cinema e literatura, assim como o seu impacto e influência na cultura pop, que conta com a presença de autores, realizadores e especialistas deste subgénero do terror, e contém entrevistas com verdadeiros ícones zombie, como Max Brooks, George A. Romero, Simon Pegg, Robert Kirkman, Bruce Campbell e muitos mais.

Qua 10 · 14h30
Cinema São Jorge · Sala 3

3. The Babadook

Estreado no Festival de Sundance, «Babadook» marca a estreia nas longas-metragens de Jennifer Kent, uma realizadora que começou como actriz e trabalhou como assistente em «Dogville», de Lars Von Trier. Em 2005, assinou a multipremiada curta «Monster», uma espécie de embrião desta notável primeira obra, onde é o medo, e não os sustos fáceis ou os twists, que domina.

Qua 10 · 00h15
Cinema São Jorge · Sala 3

Qui 11 · 14h30
Cinema São Jorge · Sala 3

4. Rewind This!

«Rewind This!» é um documentário que estuda o impacto da cassete vídeo, examinando as inúmeras características da arte, tecnologia e sociedade que foram alteradas drasticamente com a sua criação. Estreia mundial no SXSW Film Festival.

Sex 12 · 14h30
Cinema São Jorge · Sala 3

5. Oculus

Mike Flanagan resolveu voltar a uma curta que realizou em 2006, transformá-la numa longa-metragem, recuperando um adereço há muito esquecido pelo terror moderno mas muito popular nos contos de fadas: o espelho amaldiçoado.

Sex 12 · 16h30
Teatro Tivoli BBVA

Sab 13 · 00h00
Cinema São Jorge · Sala Manoel de Oliveira

6. Coherence

«Coherence» foi filmado durante cinco noites sem guião. Os actores recebiam todas as manhãs cartões com as motivações das suas personagens e durante as filmagens reagiam em conformidade com as situações. O que resulta desta primeira longa-metragem de James Ward Byrkit é uma experiência em tempo real baseada na improvisação, que venceria o prémio de Melhor Argumento nos festivais de Sitges e Fantasia, depois da estreia mundial no Fantastic Fest.

Sab 13 · 16h45
Cinema São Jorge · Sala Manoel de Oliveira

7. Witchting and Bitching (As Bruxas de Zugarramurdi)

Inspirado num auto-de-fé da Inquisição Espanhola, do início de século XVII, mas passado no tempo presente, «Las Brujas de Zugarramurdi» ganhou cinco Goyas, sobretudo técnicos. Estreia mundial no Festival de Toronto.

Sab 13 · 21h30
Cinema São Jorge · Sala Manoel de Oliveira

8. Killers

Dois assassinos colocam vídeos dos respectivos massacres online, descobrem-se um ao outro na internet, iniciando-se um duelo competitivo. «Killers» marca o regresso ao MOTELx da dupla de realizadores Timo Tjahjanto e Kimo Stamboel, mais conhecidos como Mo Brothers, depois de «Macabre» (2009). Tjahjanto também dirigiu segmentos de «V/H/S/2» e «The ABCs of Death».

Sex 12 · 00h30
Teatro Tivoli BBVA

Dom 14 · 14h15
Cinema São Jorge · Sala 3

9. The Dance of Reality

Alejandro Jodorowsky, o cineasta chileno responsável por clássicos como «El Topo» e «The Holy Mountain», está de volta depois de uma pausa de 23 anos. Nesta obra autobiográfica, um jovem Jodorowsky é confrontado por um conjunto de personagens que contribuíram para o crescimento da sua consciência surrealista.

Dom 14 · 16h15
Cinema São Jorge · Sala Manoel de Oliveira

10. It Follows

Segunda longa-metragem de David Robert Mitchell, que se destacou com o indie adolescente «The Myth of American Sleepover» (2010), aqui de volta ao mesmo universo mas por via de Carpenter. Estreado na Semana da Crítica em Cannes, foi definido pela Indiewire como “terror adolescente como nunca visto”.

Qui 11 · 14h30
Cinema São Jorge · Sala Manoel de Oliveira

Dom 14 · 17h00
Cinema São Jorge · Sala 3

Advertisements

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s