O Queer Lisboa 18 arranca dia 19 no Cinema São Jorge com a exibição da longa-metragem brasileira filme Hoje eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro, na sala Manoel de Oliveira, às 21h00. Daniel Ribeiro nasceu em São Paulo, Brasil, em 1982, e estudou na Universidade de Cinema de São Paulo. Escreveu e realizou Café com Leite e Eu Não Quero Voltar Sozinho, curtas que foram exibidas em mais de 180 festivais. Recebeu 115 prémios, incluindo o Urso de Cristal na 58ª edição da Berlinale – Festival Internacional de Cinema de Berlim.
Hoje eu Quero Voltar Sozinho abriu a secção Panorama na Berlinale deste ano, tendo vencido o prémio FIPIRESCI para melhor longa-metragem e também um Teddy Award. O filme foi desenvolvido a partir da curta-metragem Eu Não Quero Voltar Sozinho, que venceu o prémio do público no Queer Lisboa 16, e conta-nos a história de Leonardo, um adolescente cego que lida com uma mãe superprotectora e tenta conquistar maior independência, e que vê a sua rotina alterada quando um novo aluno chega à sua sala de aula. Foi recentemente selecionado como candidato brasileiro ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Terminada a sessão no Cinema São Jorge, e para celebrar em grande o arranque de mais uma edição do Queer Lisboa, tem lugar no Teatro do Bairro a partir das 0h e até às 4h, a Festa de Abertura do Queer Lisboa 18, que terá como mote o Regresso dos Discos Voadores, ao som dos discos rodados pelo DJ Nuno Galopim. A entrada terá o custo de 2€.