«Aproveita a Vida Henry Altmann», ou seria Robin Williams?

POSTER_aproveita_a_vida_henry_altmann

Aproveita a Vida Henry Altmann, de Phil Alden Robinson é um filme ancorado na cidade de Brooklyn e nas consequências de um estilo de vida frenético que impele uma crescente alienação do que nos torna humanos e não simples peões duma economia em decadência.

Como numa piada negra Robin Williams interpreta Henry Altmann, um homem atolado de raiva e frustração que tal como o título americano sugere é o homem mais zangado de Brooklyn. Ele é o núcleo central e como a sua personagem liga com todas as outras sempre baseado em relações tempestuosas e mal resolvidas.

O filme começa num crescendo de situações que só contribuem para um ataque cardíaco, como o caótico trânsito da cidade para imprimir toda a carga nervosa que qualquer cidadão tem de suportar diariamente e um posterior acidente de táxi que o atrasa para uma consulta de neurologia onde uma médica também ela à beira de um colapso nervoso lhe diz que tem apenas 90 minutos de vida.

 henry

A partir deste mote Altmann vai ter de lidar com a sua finitude, o que o leva numa viagem de transformação pessoal para reavaliar o que é importante e acessório na sua vida e tentar remendar relações estilhaçadas.

O elenco conta com Mila Kunis, produtora executiva do filme, que representa a médica que funciona como espelho do próprio Altmann, e que torna transversal este estado psicológico alterado em que muitas pessoas vivem.  Melissa Leo, a esposa fantasma e distante, Peter Dinklage, o irmão e sócio do negócio que sugou a sua vida e Hamish Linklater o filho que Altmann afastou por projectar demasiada expectativa e pressão em fazer dele mais um peão da sociedade.

Um filme conservador sobre escolhas de vida, a viagem do anti herói que nos recorda como o ser humano está distante dos valores simples e essenciais que regulam uma existência tranquila e plena.

the-angriest-man-in-brooklyn

Algumas curiosidades sobre este filme:

  • O filme é baseado num filme israelita, de Assi Dayan, com o título “Mar Baum”(1997).
  • Este fica registado como o último filme de Robin Williams no papel principal.
  •  Após a morte do actor, um pequeno segmento do filme tornou-se viral, especulando-se que o actor teria previsto a morte ao afirmar que a sua lápide teria as datas 1951 – 2014 (sendo que 1951 é o ano de nascimento de Robin Williams).
  •  A personagem que James Earl Jones interpreta é gaga, um problema que o próprio actor teve e que ultrapassou ainda jovem.

 

Classificação (0-10): 7

Aproveita a Vida Henry Altmann | 2014 | 83 mins | Realização: Phil Alden Robinson| Argumento: Daniel Taplitz  e Assi Dayan  | Elenco principal: Robin Williams, Mila Kunis, Peter Dinklage e Hamish Linklater

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s