Aproveita a Vida Henry Altmann, de Phil Alden Robinson é um filme ancorado na cidade de Brooklyn e nas consequências de um estilo de vida frenético que impele uma crescente alienação do que nos torna humanos e não simples peões duma economia em decadência.
Como numa piada negra Robin Williams interpreta Henry Altmann, um homem atolado de raiva e frustração que tal como o título americano sugere é o homem mais zangado de Brooklyn. Ele é o núcleo central e como a sua personagem liga com todas as outras sempre baseado em relações tempestuosas e mal resolvidas.
O filme começa num crescendo de situações que só contribuem para um ataque cardíaco, como o caótico trânsito da cidade para imprimir toda a carga nervosa que qualquer cidadão tem de suportar diariamente e um posterior acidente de táxi que o atrasa para uma consulta de neurologia onde uma médica também ela à beira de um colapso nervoso lhe diz que tem apenas 90 minutos de vida.
A partir deste mote Altmann vai ter de lidar com a sua finitude, o que o leva numa viagem de transformação pessoal para reavaliar o que é importante e acessório na sua vida e tentar remendar relações estilhaçadas.
O elenco conta com Mila Kunis, produtora executiva do filme, que representa a médica que funciona como espelho do próprio Altmann, e que torna transversal este estado psicológico alterado em que muitas pessoas vivem. Melissa Leo, a esposa fantasma e distante, Peter Dinklage, o irmão e sócio do negócio que sugou a sua vida e Hamish Linklater o filho que Altmann afastou por projectar demasiada expectativa e pressão em fazer dele mais um peão da sociedade.
Um filme conservador sobre escolhas de vida, a viagem do anti herói que nos recorda como o ser humano está distante dos valores simples e essenciais que regulam uma existência tranquila e plena.
Algumas curiosidades sobre este filme:
- O filme é baseado num filme israelita, de Assi Dayan, com o título “Mar Baum”(1997).
- Este fica registado como o último filme de Robin Williams no papel principal.
- Após a morte do actor, um pequeno segmento do filme tornou-se viral, especulando-se que o actor teria previsto a morte ao afirmar que a sua lápide teria as datas 1951 – 2014 (sendo que 1951 é o ano de nascimento de Robin Williams).
- A personagem que James Earl Jones interpreta é gaga, um problema que o próprio actor teve e que ultrapassou ainda jovem.
Classificação (0-10): 7
Aproveita a Vida Henry Altmann | 2014 | 83 mins | Realização: Phil Alden Robinson| Argumento: Daniel Taplitz e Assi Dayan | Elenco principal: Robin Williams, Mila Kunis, Peter Dinklage e Hamish Linklater