Lisbon & Estoril Film Festival 2014: destaques da programação

LEFFEST14 Azul
Lisbon & Estoril Film Festival está de regresso de 7 a 16 de Novembro e como já vem sendo apanágio do evento as propostas são mais que muitas, não apenas em quantidade mas igualmente em qualidade. Ao longo dos próximos dias apresentaremos parcelarmente e com maior detalhe o conjunto de convidados, filmes, retrospectivas, homenagens e eventos especiais que compõem a programação da edição 2014 do festival. Por agora divulgamos o que de mais significativo nos espera dentro de poucas semanas.

Começando pelas personalidades que estarão de visita a Portugal, das mais diversas áreas afectas ao cinema e não só, sublinham-se desde logo nomes como Abel Ferrara, Benoît Jacquot, Gaspard Ulliel, Bruno Dumont, Elia Suleiman, Kleber Mendonça Filho, Stephen Frears, John Malkovich, Jean Pierre e Luc Dardenne, Phillipe Garrel, Nina Hoss, Willem Dafoe, Edgar Morin, Peter Handke, Sabine Azéma, Noam Chomsky e Julian Assange, os dois últimos a propósito de um seminário internacional dedicado ao tema da vigilância.

Em relação aos filmes, a secção não-competitiva do LEFFEST volta a reunir um prestigiado leque de premiados em alguns dos maiores festivais de cinema, neste caso Winter Sleep, de Nuri Bilge Ceylan (Palma de Ouro em Cannes), As Maravilhas, de Alice Rohrwacher (Grande Prémio em Cannes), Maps to The Stars, de David Cronenberg (Melhor Actriz em Cannes), Mr. Turner, de Mike Leigh (Melhor Actor em Cannes), Mommy, de Xavier Dolan (Prémio do Júri em Cannes), The Postman’s White Nights, de Andrey Konchalovsky (Leão de Prata para Melhor Realizador em Veneza), Black Cat Thin Ice, de Yi’nan Diao (Urso de Ouro em Berlim), mas também produções candidatas ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, como é o caso de Saint Laurent, de Bertrand Bonello (França), e de Deux Jours, Une Nuit, de Jean-Pierre e Luc Dardenne (Bélgica). De realçar ainda Duran Duran: Unstaged, filme concerto de David Lynch, Is The Man Who Is Tall Happy?, documentário de Michel Gondry, Pasolini e Welcome to New York, de Abel Ferrara, ou a versão Director’s Cut de Ninfomaníaca, de Lars Von Trier, a que se juntam 12 obras em competição.

Os dois homenageados serão Maria de Medeiros e John Malkovich, actor que protagoniza a recente produção Variações de Casanova, cuja anteestreia acontecerá também no âmbito do LEFFEST, dia 8 de Novembro na Fundação Calouste GulbenkianE como o festival não se confina ao grande ecrã, haverá ainda lugar a concertos, masterclasses, exposições, leituras, peças de teatro e conferências. Fiquem atentos à nossa antevisão das diferentes secções do LEFFEST 2014!

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s