Wes Anderson, realizador de “Grand Budapest Hotel” e “The Royal Tenenbaums” confirma a sua presença no LEFFEST apresentando filmes em Lisboa e no Estoril. O cineasta é um apaixonado pela sétima arte e escolheu dois filmes que marcaram a sua relação com o Cinema para a sua estreia em Portugal.
O primeiro filme escolhido foi “O Ouro de Nápoles”, realizado por Vittorio De Sica, nomes incontornável do neo-realismo italiano. Este filme antológico em seis episódios é uma homenagem à cidade de Nápoles, onde o realizador viveu os seus primeiros anos de vida, que será exibido dia 8 de Novembro, às 18h15, no Cinema Monumental, em Lisboa. O segundo será o filme “Sadie Mckee”, de Clarence Brown, protagonizado pela inimitável Joan Crawford. Neste drama romântico dos anos 30, baseado no conto “Pretty Sadie McKee”, de Viña Delmar, a vida de uma mulher rumo ao sucesso e das inúmeras voltas e reviravoltas amorosas que tem de enfrentar. A sessão acontece segunda-feira, 10 de Novembro, às 21h30, no Centro de Congressos do Estoril.
Laurie Anderson, júri da selecção oficial do festival e 2010, regressa ao LEFFEST para um encontro especial, marcado para o Espaço Nimas, em Lisboa, no dia 9 de Novembro às 19h30. Nascida em 1947, Laurie Anderson estudou história da Arte e depois Escultura. Na década de 70, após começar a trabalhar em performance, a artista apresentava regularmente espectáculos em museus e festivais de arte, tanto na América do Norte como na Europa.
No que diz respeito à sua relação com o cinema, há na carreira de Laurie Anderson um marco importante: “Home of the Brave: A film by Laurie Anderson” (1986), um filme concerto gravado durante a digressão do álbum “Mister Heartbreak”, em que a artista é ao mesmo tempo realizadora e participante. Como compositora, contribuiu ainda para a banda sonora de filmes de realizadores como Wim Wenders e Jonathan Demme.