No próximo dia 16 de Janeiro começa a 3ª edição do Cinema Bioscoop – Festival de Cinema em Língua Neerlandesa, no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa. Como é hábito, o Cinema Bioscoop dá-nos a oportunidade de ver o melhor da cinematografia em língua neerlandesa. Este ano o festival tem um programa mais ambicioso contando com 24 obras Holandesas e Belgas, incluindo curtas e longas-metragens, de ficção ou documentais.
O festival abre com Matterhorn, primeira longa-metragem do realizador neerlandês Diederik Ebbinge, prémio do público no Festival Internacional de Cinema de Roterdão e no Festival Internacional de Cinema de Moscovo, em 2013. Este é um filme trágico-cómico que mostra a solidão de um viúvo que fica sem a companhia da sua esposa, mas com a visita de um estranho tudo pode mudar… Na sessão de encerramento podemos ver Até Sempre, de Nic Balthazar, um filme baseado na história de Mario Verstraete, o jovem político belga com esclerose múltipla que lutou pela legalização da eutanásia.
Destacamos ainda Violet, primeira longa metragem de Bas Devos, jovem argumentista e realizador flamengo, vencedor do prémio Generation Plus no Festival de Cinema de Berlim em 2014. Integradas no bloco de 4 curtas-metragens com que se inicia a programação do Festival no Cinema São Jorge estão Tudo É Permitido (Alles Mag) vencedor de variados prémios em 2014 e Marc Jacobs, de Sam de Jong protagonizando por jovens neerlandeses de origem marroquina, num tradicional bairro de Amesterdão, que tem tido uma presença forte no circuito internacional.
Programação Completa Aqui