Cinema Bioscoop – Festival de Cinema em Língua Neerlandesa: Programação

biooscop

No próximo dia 16 de Janeiro começa a 3ª edição do Cinema Bioscoop – Festival de Cinema em Língua Neerlandesa, no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa. Como é hábito, o Cinema Bioscoop dá-nos a oportunidade de ver o melhor da cinematografia em língua neerlandesa. Este ano o festival tem um programa mais ambicioso contando com 24 obras Holandesas e Belgas, incluindo curtas e longas-metragens, de ficção ou documentais.

O festival abre com Matterhorn, primeira longa-metragem do realizador neerlandês Diederik Ebbinge, prémio do público no Festival Internacional de Cinema de Roterdão e no Festival Internacional de Cinema de Moscovo, em 2013. Este é um filme trágico-cómico que mostra a solidão de um viúvo que fica sem a companhia da sua esposa, mas com a visita de um estranho tudo pode mudar… Na sessão de encerramento podemos ver Até Sempre, de Nic Balthazar, um filme baseado na história de Mario Verstraete, o jovem político belga com esclerose múltipla que lutou pela legalização da eutanásia.

Destacamos ainda Violet, primeira longa metragem de Bas Devos, jovem argumentista e realizador flamengo, vencedor do prémio Generation Plus no Festival de Cinema de Berlim em 2014.  Integradas no bloco de 4 curtas-metragens com que se inicia a programação do Festival no Cinema São Jorge estão Tudo É Permitido (Alles Mag) vencedor de variados prémios em 2014 e Marc Jacobs, de  Sam de Jong protagonizando por jovens neerlandeses de origem marroquina, num tradicional bairro de Amesterdão, que tem tido uma presença forte no circuito internacional.

Programação Completa Aqui

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s