KINO 2015: Mostra de Cinema de Expressão Alemã

kino-2015-banner

Na sua 12ª edição, a KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã regressa a Lisboa, ao Cinema São Jorge de 22 a 30 de Janeiro, à Fundação Serralves e Casa das Artes no Porto de 24 a 27, e em Coimbra, no Teatro Académico de Gil Vicente 3 a 5 de Fevereiro. A KINO 2015 é uma montra do melhor da cinematografia nos quatro países de expressão alemã: Alemanha, Áustria, Luxemburgo e Suíça.

Beloved Sisters_

A sessão de abertura será mais logo pelas 21h no Cinema São Jorge, onde será exibido o filme que concorreu pela Alemanha à nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, As Irmãs Amadas, de Dominik Graf.

Como destaques de longas-metragens recentes alemãs temos o filme O Vale Sombrio, cuja história se passa nos finais do século XIX, nos Alpes. Vencedor de vários prémios, entre eles o de Melhor realização no Bavarian Film Awards 2014, a sessão de dia 24  que conta com a presença do realizador Andreas Prochaska.  Zwischen Welten, de Feo Aladag, vencedor do Prémio Melhor Filme no Festival Internacional de São Paulo, em 2014 e Über-Ich Und Du, uma comédia psicanalítica de Benjamin Heisenberg. Para encerrar a mostra teremos a ante-estreia nacional de KREUZWEG de Dietrich Brüggemann, que conta a história da jovem Maria, criada numa família católica e ultraconservadora, que leva os ensinamentos da sua Igreja muito a sério, ao ponto de se querer tornar santa.

Kreuzweg_01

Salientamos ainda o conjunto de documentários recentes, a maioria dos quais apresentados no DOKLeipzig,  entre eles Master of the Universe, recentemente premiado como Melhor Documentário Europeu 2014 neste festival. Assinalando os 70 anos do fim da II Guerra Mundial o Kino traz-nos um programa temático composto por algumas das produções mais conhecidas da DEFA. Este foi também o tema escolhido para a Mostra Escolas.

Na secção Novas Tendências serão dadas a conhecer ao público curtas-metragens Next Generation e os filmes Dicke Mädchen e Love Steaks, que fazem parte do novo movimento German mumble-core, que reúne obras de jovens realizadores que fazem cinema de forma independente.

Sem negligenciar o público mais jovem o Kino exibe KINOzinha, uma seleção de filmes de animação infantis.
Os preços dos bilhetes variam entre os 3€ e os 4€, sendo que em alguns ciclos e nas sessões familiares a entrada é gratuita mediante marcação prévia.

A programação completa pode ser consultada aqui.

Advertisements

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s